terça-feira, 21 de setembro de 2010

Nova pesquisa do Institut MaRK

Silval Barbosa (PMDB) ganhou 3 pontos percentuais nos últimos 15 dias e entra na reta final da campanha com 48,2% das intenções de voto, percentuais suficientes para hoje conquistar a reeleição no primeiro turno. É o que mostra a nova rodada da pesquisa Mark, feita em âmbito estadual em parceria com o RDNews. O instituto entrevistou 1.061 eleitores em 54 municípios entre 15 e 17 deste mês. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos. Mauro Mendes se distanciou de Wilson Santos e assumiu a segunda colocação, oscilando de 21,9%, conforme a pesquisa de final de agosto, para 22,9% desta amostragem. Vinte e cinco pontos percentuais separam o candidato do PSB do peemedebista. Ex-prefeito de Cuiabá, Wilson foi o único a registrar queda e amarga a terceira posição. Perdeu no período 6,6 pontos, de 18,1% para 11,5%. Marcos Magno, candidato do Psol, segura a lanterna. Não alcançou 1%. Os indecisos somam 14,7%, enquanto 2,5% anulariam o voto.
   Desde abril, quando a Mark realizava a primeira sondagem, Silval já aparecia na liderança, mas empatado literalmente com o tucano Wilson, ambos na casa dos 30%. Em maio, o peemedebista saltou para 38%, oscilou um ponto negativo no mês seguinte, voltou aos 38% em julho, saltou para 45,1% em agosto e agora, a duas semanas do pleito, chega a 48,2%. Silval era vice de Blairo Maggi e assumiu a cadeira de governador em 31 de março. Ele conta com maior número de partidos em sua coligação: 11. Tem no palanque como candidatos a senador Maggi e Carlos Abicalil.
   Wilson, que estava com 30% há cinco meses, conseguiu se manter na segunda colocação até julho, quando aparecia com 24,3%. No mês seguinte, já foi alcançado por Mendes. Estava com 21%, veio para 18,1% e conta hoje com 11,5%. O tucano renunciou à cadeira de prefeito para concorrer ao governo estadual. Tem como candidato à senatória pela chapa o ex-senador Antero de Barros e o democrata Jorge Yanai.
   Mendes, por sua vez, figurava em terceiro lugar com 19,9% na pesquisa de abril. Oscilou entre 16% e 18% em junho e julho e empatou com o adversário tucano no início de agosto. Fechou o mês passado com 21,9% e está hoje com 22,9%. Ele busca o Paiaguás como candidato de terceira via. Tem no palanque como candidatos ao Senado Naido Lopes (PV) e Pedro Taques (PDT).

Nenhum comentário:

Postar um comentário