quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Verão em Mato Grosso será sob risco de epidemia de dengue



Ainda estamos no periodo da seca mas as autoridades de saude ja estão muito preocupadas com risco de Mato grosso e outros estados, enfrentarem uma alta epidemia de dengue no próximo verão. São dezenove unidades federadas onde os a incidência da doença pode aumentar em 2011, segundo projeção do Governo. Alagoas, Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio Grande do Norte, São Paulo e Tocantins apresentam risco alto.

Conforme o governo, a estatística não considera uma eventual dispersão do vírus DEN-4 no país. O sorotipo foi identificado em Roraima no mês de agosto, após 28 anos sem circulação no Brasil. O ministério alertou todas as unidades da Federação para intensificar o monitoramento viral e, até o momento, não há evidência deste vírus fora do Estado de Roraima.

Para avaliar o risco de epidemia de dengue nos Estados e orientar ações imediatas, o Ministério da Saúde elaborou uma nova ferramenta. O "Risco Dengue" utiliza cinco critérios básicos: três do setor Saúde - incidência de casos nos anos anteriores, índices de infestação pelo mosquito Aedes aegypti e tipos de vírus da dengue em circulação; um ambiental - cobertura de abastecimento de água e coleta de lixo; e um demográfico - densidade populacional. A nova metodologia reforça o caráter intersetorial do controle da dengue e permite aos gestores locais de Saúde intensificar as diversas ações de prevenção nas áreas de maior risco, informa o ministério, em comunicado.

O Risco Dengue parte de dados já disponíveis nos municípios e estados e define ações a serem realizadas por todas as esferas de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Casos em MT
O último balanço divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde mostra que somente em uma semana 237 novas notificações foram registradas. Entre janeiro e 2 de setembro os casos passaram de 40.893 para 41.130.

Nenhum comentário:

Postar um comentário