terça-feira, 28 de setembro de 2010

Chineses se interessam por obras da ferrovia em Mato Grosso

 
O governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, recebeu nesta terça-feira (28.09), no Palácio Paiaguás, empresários chineses interessados por implementar quatro trechos ferroviários no Estado. Na ocasião, os chineses entregaram ao governador uma carta de intenção de parceria da empresa com o Governo do Estado para construção da Ferronorte.
O diretor-presidente da Asian Trade Link (ATL), Marco Polo, que assessora acompanhia chinesa na visita ao Brasil, destacou que os chineses estão estruturados tecnologicamente. “Esta companhia chinesa é a maior empresa ferroviária do mundo. Eles têm tecnologia, capacidade de construção e a maior reserva de capital do planeta. No caso, há interesse de uma parceria estratégica com o Governo de Mato Grosso”, afirmou.
Marco Polo disse ainda que a intenção da empresa é de implantar um projeto de trem-bala nesses trechos. Para tanto, os quatro trechos da ferrovia são: Rondonópolis (MT) - Cuiabá (MT); Rondonópolis (MT) - Porto Velho (RO); Cuiabá (MT) - Santarém (AM); Alto Araguaia (MT) - Araguari (MG).
Segundo o secretário de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf, o Governo do Estado recebeu a empresa chinesa com bons olhos, uma vez que a companhia demonstrou interesse no Estado de Mato Grosso. “O governo recebeu a empresa de braços abertos, pois eles apresentaram um sistema de ferrovia de alta tecnologia”, declarou o secretário.
FERRONORTE
A Ferrovia Norte Brasil foi criada com o propósito de ligar Porto Velho (RO) e Santarém (PA), passando por Cuiabá (MT), e interligando-se a Santa Fé do Sul (SP) e a partir desta atingir também o porto de Santos. Em 1975, Vicente Vuolo, pai de Francisco Vuolo e então deputado federal por Mato Grosso, apresentou projeto de lei para inclusão no Plano Nacional de Viação de ligação entre São Paulo e Cuiabá. A ideia de construção da Ferronorte é interligar o Centro-Oeste ao Sudeste do País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário