terça-feira, 14 de setembro de 2010

Aripuanã: Plano Diretor entrará em fase de discussão com a comunidade




Redação e fotos: topnews

Foi realizado ontem, 13 de setembro, na Câmara Municipal reunião com presença do Poder Legislativo, Poder Executivo, Promotor de Justiça Dr. Francisco Gomes de Souza Junior e secretários municipais. Aonde o gerente de Meio Ambiente da Empresa Energética Aguas da Pedra Paulo Novaes e o coordenador Antônio Humberto do Instituto de Pesquisa Desenvolvimento e Gestão (IPED) apresentaram o Projeto Plano Diretor do município.


Segundo Paulo Novaes, o Plano Diretor surgiu na fase de Estudo do Impacto Ambiental do AHE Dardanelos, onde os estudos apontaram que haveria a necessidade de se planejar Aripuanã, o qual foi contemplado no Programa de Apoio à Elaboração do Plano Diretor contido no Projeto Básico Ambiental da Usina Dardanelos, como medida mitigadora com o objetivo de colaborar com o município para a definição de políticas de planejamento e gestão territorial; falou que a elaboração do plano foi realizada pelo IPED (Instituto de Pesquisa Desenvolvimento e Gestão) sob a coordenação do Economista Antônio Humberto de Oliveira, empresa contratada para realizar a elaboração do plano em conjunto com a Comissão Especial de Trabalho instituída pela Portaria Municipal n° 3.149/2008. As atividades iniciaram-se em março/2008 e terminou em outubro/2008, data esta que a Energética Águas da Pedra protocolou o Documento Final junto ao Poder Executivo Municipal. Na oportunidade, solicitou empenho dos vereadores na análise e que a Energética Águas da Pedra esta sempre a disposição para contribuir com o Desenvolvimento Sócio-Econômico Sustentável de Aripuanã, MT.

De acordo Antônio Humberto de Oliveira foi realizado o Diagnóstico Socioeconômico do município levantando todas as potencialidades, problemas e conflitos existentes da no município em sua estrutura física, social, econômica e política administrativa, apresentando um conjunto de propostas para o desenvolvimento socioeconômico, ambiental e futura organização espacial do uso do solo urbano, das redes de infra-estrutura e dos elementos fundamentais da estrutura urbana da cidade. O Plano Diretor esta classificado em uma política urbana, meio ambiente, postura, obras, vigilância e saúde e planejamento em si da cidade, sendo discutida a melhor posição da cidade, conflitos, redução do perímetro urbano e a função que o município esta caracterizado entre recursos hídricos e naturais do rio Aripuana, Frei Canuto, e qual seria o caminho de expansão para o município.
Sua principal finalidade é orientar a atuação do poder público e da iniciativa privada na construção dos espaços urbano e rural na oferta dos serviços públicos essenciais visando assegurar melhores condições de vida para a população.

Após as audiências públicas, a Camara de Vereadores estará incerindo as propostas aprovadas nas audiencias publicas e o Plano Diretor podera então ser aprovado .

Nenhum comentário:

Postar um comentário