segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Que árvore! Conheçam Moringa Oleífera (Moringaceae)


Há alguns meses recebi quatro mudas desta Hortaliça arbustiva originária da Ásia e da África. Plantei e comecei a pesquisar na internet, descobri que esta planta é de fato uma dádiva da natureza. Há pouco mais de dez anos presente em solo brasileiro, é considerada por botânicos e biólogos, um milagre da natureza.
Contém:
• 7 x mais vitamina C que a laranja
• 4 x mais vitamina A que a cenoura
• 4 x cálcio que o leite (cerca de 27% de proteína, equivalente à carne do boi)
• 3 x mais potássio que a banana

mais ferro que o espinafre
• 9 aminoácidos essenciais
• vitaminas B1, B2, B3
• oligoelementos como cálcio, cromo, cobre, ferro, magnésio, manganês, fósforo, potássio e zinco.
A moringa é tida como árvore milagrosa, cultivá-la é sinônimo de cultivar multi-vitaminas à porta de casa. Por isso, esta árvore tem o poder de ajudar a superar um dos mais severos dos países em desenvolvimento, a desnutrição. Tambem pode ser usada como purificador de água.

SEMENTES - De sua semente se extrai um óleo similar em qualidade ao azeite de oliva. Por ser a única planta conhecida que floresce todo o ano, é também, considerada melífera, própria para a criação de abelhas. Seu mel é considerado medicinal. As sementes verdes podem ser cozidas, iguala feijão branco, soja, etc., e servidas na forma de salada.

FOLHAS - Suas folhas e flores são comestíveis, para humanos e animais.

FLORES -As folhas e flores podem, também, ser consumidas em vitaminas ou sucos com outros legumes, como beterraba, cenoura, ou frutas como a laranja, maçã, melão, mamão, caju, abacaxi. etc. As flores tambem poderão ser utilizada em um chá medicinal, recomendado para resfriados, de uso popular em vários
países.O suco das flores ou folhas, pode compor caldos ou molhos, na sua forma natural para preservar vitaminas e sais minerais. É excelente no tratamento para redução de peso, e por ser rica em nutrientes, facilita uma reeducação alimentar sem agressão ao corpo e ao metabolismo.
De suas folhas, flores ou sementes, se pode extrair um produto, utilizado como decantador no tratamento de água para consumo humano, similar aos produtos químicos utilizados pelas companhias de tratamento de água. As folhas maceradas em poças de água barrenta provocam rápida limpeza. Se não estiver contaminada, fica própria para o consumo.
No Nordeste brasileiro esta planta já está sendo utilizada para este fim.
VAGENS - As vagens novas podem ser cozidas, iguala aspargos ou vagens de feijão. E bastante utilizada desta forma no Haiti.

ALIMENTAÇÃO HUMANA - Por suas propriedades alimentícias, pode ser utilizada em tratamentos de desnutrição, pois é rica em proteína, vitaminas e sais minerais. Também pode ser utilizada no combate à obesidade e ao colesterol elevado, substituindo com nutrição equivalente, mas com muito mais vitaminas e sais minerais, a carne e vários outros alimentos que engordam ou que são ricos em gorduras saturadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário