quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Aripuanã: 1° Seminário da Castanha-do-Brasil


Redação e foto: Topnews/

Secretario Municipal e representante do Guariba e da Águas da Pedra participam do 1° Seminário da Castanha-do-Brasil.
Pela primeira vez, Mato Grosso sedou ‘Seminário Castanha-do-Brasil na Amazônia Mato-grossense: Políticas Públicas para a Produção Sustentável’, realizado entre os dias 30 de agosto a 01 de setembro.
Durante os três dias de seminário foram realizadas palestras com convidados de outros Estados que já têm tradição com a extração da castanha, como Acre e Amazonas, que explanaram a experiência das cadeias produtivas desenvolvidas na região.
O seminário teve o objetivo, envolver todo segmento extrativista do Estado, desde o produtor até as empresas que processam as castanhas, para discutir os problemas, desafios e, a partir daí, propor políticas públicas para o desenvolvimento do setor no Estado.

A castanha hoje tem um problema grave dentro do estado, é comercializado mas ainda não tem a legalidade, os produtores não são identificados e sabe-se aleatoriamente aonde esta produzindo onde eles estão coletando essas castanhas mas não tem nota não existe uma comercialização legal. O seminário carregou outros produtos como a seringa, o óleo de copaíba, o cupuaçu, a pupunha, açaí uma série de produtos ou cultivos que podem ser produzidos e trabalhados legalmente inclusive com incentivos fiscais, infomou Nelson Tacada – SEMAM.

A SEMAM – Secretaria Municipal de Meio Ambiente foi até a região do Guariba realizando reunião com todas as famílias que vivem do extrativismo. E viram de perto uma grande realidade de como eles vivem, de que maneira eles estão trabalhando com a castanha, os seringais e de que forma eles estão sobrevivendo na região. “ Então isso é uma realidade que nós estamos levando ao conhecimento do prefeito Beto Torremocha para que ele possa estar dirigindo a sua política voltando os olhos para esses ribeirinho que estão dentro do município vivendo em precárias condições” conclui o secretário.

Representantes do Guariba também participaram do Seminário da Castanha-do-Brasil onde debateram e levaram as preocupações por intermédio da SEMA (Secretaria Estadual de Meio Ambiente).
O Sebrae contratado pela Águas da Pedra junto com a SEMAM, estão terminando um relatório de viabilidade do beneficiamento da castanha dentro de Aripuanã mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário