quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Meio Ambiente em chamas Incêndios colocam 14 Estados e o Distrito Federal em situação de emergência



fonte: Agência Brasil

Foi publicado esta semana, no Diário Oficial da União, decreto do Ministério do Meio Ambiente que coloca em situação de emergência ambiental 14 Estados mais o Distrito Federal (DF). A razão é a quantidade de focos de incêndio no Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Pelo decreto, os Estados ficam habilitados a contratar brigadistas para combater o fogo sem a necessidade de licitação. Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam que a temporada de queimadas no País, que começou em junho, deve se estender até o mês de novembro. Até aqui, o Pará é um dos Estados mais atingidos. Em São Félix do Xingu, uma das cidades em que a situação é mais crítica, dezenas de focos de incêndio formam uma cortina de fumaça sobre a floresta. Desde julho, segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, 79 fazendeiros foram multados por queimadas irregulares.

Depois do Pará, de acordo com o Ibama, os Estados em que a situação é mais grave são o Tocantins, Mato Grosso e Rondônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário