segunda-feira, 15 de março de 2010

Aripuanã é dos Municipios com grande plantação de pupunha

Fonte Gazeta

Com muitos atrativos de manejo e mercado, a planta trazida do Peru, tornou-se atrativa para grandes, médias e pequenas propriedades rurais
O cultivo da palmeira pupunha para a produção do palmito vem chamando a atenção de pequenos e grandes produtores, por ser um agronegócio extremamente viável sob os aspectos econômico, social e ambiental. A pupunha, com relação a outras espécies de palmeira -como a juçara e o açaí, por exemplo - tem algumas vantagens, como o tempo de corte que, em áreas irrigadas, pode ser feito 16 meses após o plantio, enquanto a juçara permite o corte de 8 a 10 anos. Além disso, ela perfilha, ou seja, após o corte brotam novas plantas, assim como acontece com a bananeira, fazendo com que a produção não pare o ano inteiro. O palmito da pupunheira também não oxida, pode ser comercializado in natura, é saboroso e não está ameaçado de extinção.
Com tantos atrativos o plantio da pupunha vem crescendo em várias regiões do país. Em Mato Grosso não é diferente. Cinco municípios do noroeste do Estado - Juína, Castanheira, Cotriguaçu, Juruena e Aripuanã - têm estimulado o cultivo da palmeira, principalmente entre os assentados, como uma fonte de emprego e renda.


O doutor em agronomia e professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), João Pedro Valente, vê com bons olhos o plantio da pupunha no Estado, principalmente para os assentados, por ser uma cultura de fácil manutenção, produzir o ano inteiro e ter um retorno econômico considerado bom.

Valente, que acompanha o cultivo da pupunha no Estado desde que as primeiras sementes trazidas do Peru em 1992 foram plantadas, destaca que após todos esses anos acompanhando o processo de produção em Mato Grosso pode dizer que esse tipo de palmeira tem viabilidade econômica e mercado de exportação, principalmente a França, um país que é grande comprador do palmito brasileiro. "É uma cultura muito interessante, que tem futuro no Estado. A pupunha é uma planta muito versátil, dela se aproveita tudo, é igual ao boi", brinca o professor.

Um comentário:

  1. Boa noite! Preciso contatar-me com industria/fabrica de palmito em Cotriguaçu. Se puder me ajudar ficarei grato.
    Abraços.
    Wesley.

    ResponderExcluir