sábado, 27 de março de 2010

Inmetro deveria fiscalizar com mais rigor os pescados congelados

Cleomar Diesel
Quem já não se surpreendeu ao levar para casa um pacote de peixe congelado e ao descongelá-lo descobrir que do quilo que você pagou metade era água. Agora façamos a conta, imagina se você pagou 20 .00 reais e a metade era água o peixe na verdade esta custando 40.00 reais , e neste caso seria melhor você comprar bacalhau que é peixe seco e custa até mais barato.

No mato grosso do Sul Técnicos da Agência Estadual de Metrologia, percorreram neste mês estabelecimentos comerciais de Campo Grande para coletar e analisar pescados congelados. Após os exames realizados no laboratório da Agência, constatou-se que de 21 produtos de 14 marcas distintas, 13 foram reprovados e oito aprovados. Foram analisados 100 quilos de pescados e 20 de camarão. A atividade faz parte da “Operação semana santa” e objetiva analisar quantitativamente os produtos, ou seja, verificar se a quantidade e o peso correspondem ao que está indicado na embalagem.
As verificações comprovaram que, em média, os consumidores levam para casa um percentual de 20 a 25% de gelo do conteúdo nominal do produto. “Os pescados congelados são os produtos que mais apresentam irregularidades nos exames quantitativos e por isto ‘pesam’ no bolso do consumidor nas compras para a Semana Santa”, aponta o Chefe da fiscalização.
A sugestão é comprar peixe da região, alem de auxiliar os nossos pescadores é fugir da enganação das grandes empresas que cobram muito caro pela agua que vendem junto com um pouco de peixe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário