terça-feira, 23 de março de 2010

CIPEM visita cidades consideradas polos madeireiros

fonte cipem

O objetivo das visitas foi apresentar dados sobre o setor florestal, como o consumo de madeira, o patamar de comercialização e as exportações nos últimos 3 anos.
O Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso – CIPEM esteve em visita ao interior do estado, integrando os sindicatos de base florestal que representa, numa maratona que durou 10 dias.
O objetivo das visitas foi apresentar dados sobre o setor florestal, como o consumo de madeira, o patamar de comercialização e as exportações nos últimos 3 anos. A equipe do CIPEM, formada por 4 técnicos, contou também com uma assessoria jurídica que pode tirar dúvidas dos associados, quanto às questões de legislação, como o FETHAB e a Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental, de competência do IBAMA.
Outro ponto de destaque foi o lançamento da feira Promadeira 2010, que neste ano acontece de 25 a 28 de agosto, na cidade de Sinop e, que tem um cunho filantrópico. Cem por cento da renda do show nacional e do Leilão da Madeira serão revertidos para os Hospitais do Câncer de Cuiabá e de Barretos.

A primeira visita foi à Nova Maringá, cidade que tem apenas 30% de sua área desmatada e, onde o setor florestal é responsável por 40% da economia local.
A cidade seguinte a ser visitada foi Juara, onde o setor florestal é o principal agente social de geração de emprego e renda. O município é um dos principais em manejos florestais sustentáveis autorizados, mas o reflorestamento de teca e pinho cuiabano já estão se despontando.

Seguindo para o norte, o CIPEM chegou a Juína, onde se reuniu com os associados do SIMNO – Sindicato das Indústrias Madeireiras do Noroeste, onde trabalhadores e industriais receberam informações e conheceram melhor a atuação do CIPEM.
Para Roberto Rios, vice-presidente do SIMNO, o encontro foi um sucesso, “é difícil reunir todos os associados, como está acontecendo hoje. Está sendo uma grande oportunidade para trocar experiências e tirar dúvidas, principalmente, com relação à legislação”, destacou.
De Juína, a equipe do CIPEM seguiu para Aripuanã, a 900 km de Cuiabá. A cidade tem sua economia baseada no setor de base florestal, respondendo por 80% da sua movimentação e empregando mais de 4 mil pessoas na atividade.
Hoje, o município tem 88% das suas reservas florestais preservadas e a meta é manter essa proporção, “a cabeça aqui é de ser madeireiro, regularizar o que está pronto, sem derrubar a floresta”, destacou o prefeito, Beto Torremocha, presente no evento.
Tanto em Aripuanã, como em Sinop, a visita também teve a presença do secretário adjunto de Mudanças Climáticas da SEMA, Alex Sandro Marega e da superintendente de Gestão Florestal, Suely de Fátima M. Bertoldi, que estiveram apresentando a evolução da gestão florestal no órgão.

A superintendente explicou a presença na reunião, “estamos aqui para sentir a necessidade do empreendedor, ver o problema e trazer a confiança no órgão, porque estamos prontos para o que ele precisar. Estamos aqui para somar, para interagir porque estamos lá para fazer parcerias”.

Dando sequencia à viagem, o município de Alta Floresta foi o visitado. O SIMENORTE - Sindicato dos Madeireiros do Extremo Norte de Mato Grosso, reúne empresários do setor florestal das cidades de Alta Floresta, Apiacás, Carlinda, Paranaíta, Nova Bandeirantes e Nova Monte Verde, que em 2009 somaram 33 projetos de manejo florestal sustentável aprovados.

“O setor é hoje a única fonte de preservação da floresta. Ele é o único setor que enxerga que a floresta não pode ser derrubada e está trabalhando para mantê-la em pé”. Uma das bandeiras que vem sendo defendida pelo CIPEM e seus congregados, assim como o Desmate Ilegal Zero.
Eduardo Pinto, presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado – SINDUSMAD ficou satisfeito com o encontro, “percebemos que apesar de extensa, a reunião foi muito proveitosa, o público foi muito participativo, foi surpreendente e tivemos tempo para esclarecer muitas dúvidas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário