segunda-feira, 1 de março de 2010

Asfalto cada vez mais perto

Da redação :Cleomar Diesel
Num tom de prestação de contas e despedida o governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, lembrou durante discurso de inauguração dos 39,06 km de asfalto de Juina a Castanheira, na noite de sexta-feira (26.02) porque construir estradas foi a principal meta de seu governo “Quando eu passei nessa região no Estradeiro eu senti na carne o sofrimento desse povo e isso me fez tomar uma decisão política, de Estado, não podia sair sem fazer essa obra (trabalhar para fazer o asfalto chegar)”. .

O respeito ao sofrimento das pessoas que viviam em regiões isoladas, não passou em branco. O reconhecimento da população foi traduzido no carinho recebido pelo governador e na memória dos moradores. Mesmo antes de Maggi relembrar a passagem pelo município durante o Estradeiro, a estudante de Direito, Patrícia Duarte, de 24 anos, recordou o episódio. "Ele passou aqui há alguns anos viu nosso sofrimento, falou vou fazer o asfalto, teve a intenção e foi lá e fez. Pra nós é algo inexplicável", disse a jovem que vai todos os dias e volta de Castanheira a Juina e foi privada muitas vezes da liberdade de ir e vir, por conta da lama e dos atoleiros.

As grandes viagens que Blairo Maggi fez no início da primeira gestão, denominadas de programa Estradeiro, nortearam as ações, definiram os projetos e resultaram numa transformação do Estado de Mato Grosso. Os recursos investidos nos quatro mil quilômetros de asfalto construídos ao longo destes oito anos de governo, fizeram também com que o Produto Interno Bruto (PIB) de Mato Grosso saísse de R$ 22 bilhões em 2003 para R$ 47 bilhões em 2010. “Isso significa que o Estado está em franco desenvolvimento”, salientou o governador.

BR 174

A continuidade do asfaltamento de Castanheira em diante depende agora do Governo Federal. Pois a MT-170 termina e começa a BR-174 com destino a Juruena/Aripuanã e assim por diante. O deputado federal Wellington Fagundes, que acompanhou a comitiva do governador, informou que a rodovia já está federalizada (pois ainda estava em processo de federalização) e falta agora o georreferenciamento para que as obras de infraestrutura não parem.

O vice-governador, Silval Barbosa, que assume o Palácio Paiaguás no mês de abril, recebeu a reivindicação de seis prefeitos da região e garantiu que o Governo do Estado vai acompanhar e contribuir para que seja executada a pavimentação das demais rodovias
Ja o Prefeito de Aripuanã Beto Torremocha que esteve presente na inauguração falou da esperança que o povo de Aripuanã tem com a chegada do asfalto. " Estamos cada vez mais proximos e acreditamos que nossos representantes politicos vão lutar conosco para a realização deste sonho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário