terça-feira, 23 de março de 2010

Índios bloqueiam por algumas horas ontem a Ponte do Rio Aripuanã

Pintados e portando suas tradicionais armas arco flecha, índios das etnias Cinta Larga bloquearam por aproximadamente três horas ,na tarde de ontem (22) a ponte sobre o Rio Aripuanã.No bloqueio distribuíram um comunicado onde constam suas reivindicações.

Melhoria das estradas, pontes, bueiros que dão acesso a área indígena.
Promessa de um terreno para a construção da sede da FUNAI.
Promessa de um terreno para a associação Passapkarééj.
Telefone tipo orelhão nas aldeias.
Projeto Luz Para Todos para todas as aldeias.
Melhor assistência na área da saúde.
Atendimento a agricultura familiar por engenheiro agrônomo ou técnico agrícola.
Na carta eles ainda dizem que a melhoria das estradas é fundamental para a comunidade Cinta Larga, uma vez que é através dela que se abastecem com mantimentos, levam seus filhos a escola e socorrem seus doentes.
A reunião de negociação com o Prefeito foi no meio da ponte foi bastante amistosa e durou algumas horas.
Ao mesmo que o bloqueio proporcionava um grande acumulo de carros, caminhões, motos  e pessoas que  esperavam ansiosos  o momento da liberação.

Depois de muita conversa o índios aceitaram liberar a ponte com o compromisso do prefeito enviar imediatamente as maquinas para a aldeia. O mesmo foi feito e o caminhão com as maquinas foi o primeiro a atravessar a ponte e depois a mesma foi liberada.

Em Entrevista a TV Aripuanã o Prefeito Beto disse entender as reivindicação dos índios e que na medida do possível vai ajudá-los a alcançarem seus objetivos, de imediato reconstruirá duas pontes e reformara dois pontilhões e se comprometeu em até maio estar patrolando 50 kilometros de estradas na aldeia dos cinta larga e 32 kilometros na aldeia dos Araras..

Por parte dos manifestantes quem falou com a reportagem foi o líder indígena conhecido por Japão afirmando que os índios estão no momento dando um voto de confiança ao Prefeito e que as reivindicações são antigas e que devem ser resolvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário