segunda-feira, 15 de março de 2010

Visita do CIPEM a Aripuanã

Fonte O nortão

O Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso – CIPEM, estará em Aripuanã nesta segunda-feira (15), juntamente com o Sindicato das Indústrias Madeireiras do Noroeste – SIMNO, se reunindo com o setor de base florestal da região. Entre os assuntos abordados, além da assessoria técnica ao setor, estarão a Feira Promadeira 2010, que acontece em agosto na cidade de Sinop; a pesquisa para estabelecer a Pauta da Madeira deste ano e, a apresentação do Sistema de Gestão Florestal e o novo Planejamento Estratégico da SEMA, através de sua Superintendente, Sueli de Fátima Menegon Bertoldi, do secretário adjunto, Alex Sandro Marega e da Procuradora de Meio Ambiente, Ana Flávia Gonçalves de Oliveira Aquino.
Serviço:
O quê: Visita técnica do CIPEM a região
Quando: segunda-feira (15), ás 19h
Onde: Câmara Municipal de Aripuanã

Maiores Informações: 65 9251-2890/ 8448-0087
O QUE É O CIPEM?
O CIPEM – Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso foi fundado em 2004 e, é formado por oito sindicatos patronais de base florestal, representando indústrias madeireiras, promotoras de manejo florestal e reflorestamento. Abrange atualmente 100% dos municípios produtores de madeira nativa e plantada de Mato Grosso.
É uma entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo congregar empresas e entidades do setor de base florestal de Mato Grosso, representando-as perante os órgãos públicos e sociedade em geral. Além disso, incentiva a produtividade e o consumo de madeira e seus subprodutos de forma sustentável, com respeito à legislação vigente e em harmonia com o meio ambiente.

PROMADEIRA 2010: 25 a 28 de agosto, Sinop – MT
A Feira PROMADEIRA vem sendo realizada desde 1998, com objetivo de aproximar os empresários do setor de base florestal do mercado externo, interno e as novas tecnologias. A Feira de Negócios PROMADEIRA é realizada nos anos pares, para não coincidir com a Feira do Estado do Pará, que é realizada nos anos ímpares. As três primeiras feiras mato-grossenses foram sediadas em Cuiabá e as de 2004, 2006 e 2008 em Sinop, cidade considerada grande polo madeireiro de Mato Grosso.
Por esse motivo a Feira será realizada nesta cidade com vários eventos: Roda Internacional de Negócios e Encontros Empresariais; Workshops; Feira de Móveis, Exposição de Produtos Derivados da Madeira; Exposição e Feira de Negócios de Máquinas e Equipamentos para a Produção das Indústrias de Base Florestal de Mato Grosso. Atualmente, a Promadeira está sendo considerada a maior feira de madeira tropical do país.
O Setor de Base Florestal
A atividade florestal brasileira participa com 4% do PIB nacional e é considerada uma das principais atividades para responder aos desafios da exportação.

Com relação à produção de madeiras tropicais, o Brasil processa 25 milhões de metros cúbicos de toras e produz 11,2 milhões de metros cúbicos de madeiras serradas, dos quais consome 10,5 milhões, colocando-se na liderança mundial de produção e consumo no setor.

Atualmente Mato Grosso possui uma área de 2,6 milhões de hectares autorizados para o manejo florestal sustentável. Desses, apenas 180 mil hectares estão sendo explorados anualmente, numa produção de 3 milhões e 600 mil metros cúbicos de madeira. No estado existem atualmente 1.684 indústrias de base florestal.
Hoje, a atividade é responsável por cerca de 6% do PIB de Mato Grosso. Da produção mato-grossense em 2009, 17.88% abasteceram o mercado interno, 12.28% foram exportados e 69,84% tiveram como destino outros estados brasileiros, gerando um faturamento bruto anual de 1,9 bilhões de reais. Em 2009, 33 municípios mato-grossenses tiveram planos de manejo autorizados. Na cadeia produtiva da madeira, são gerados 40 mil empregos diretos e 120 indiretos.

Autor: Luciana de Oliveira Pereira/Assessora de comunicaç


Nenhum comentário:

Postar um comentário