terça-feira, 23 de março de 2010

Wilson e Silval estão empatados

fonte Diario de Cuiaba
Wilson Santos está com 30% e Silval Barbosa com 28%, margem de erro da pesquisa é de pontos percentuais; Mauro Mendes é o 3º com 10%
O pré-candidato a governador de Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB), está estatisticamente empatado com o tucano Wilson Santos. Silval Barbosa atingiu 28% e caiu para 2 pontos percentuais a distância que o separa de seu principal adversário, Wilson Santos, do PSDB, que hoje lidera com 30%.
Este é o principal resultado da segunda pesquisa Vox Populi, encomendada pelo Diário, realizada entre os dias 7 e 10 de março, com 1.000 pessoas de 16 anos ou mais, em Mato Grosso. Pode-se afirmar que os dois candidatos estão empatados pelo fato de que a margem de erro da pesquisa é de 3,1 pontos percentuais, para mais ou para menos.

No cenário no qual Wilson está com 30% e Silval com 28%, o empresário Mauro Mendes aparece na terceira posição, com 10%. O Procurador Mauro, do PSOL, soma 2%. Os que votam em branco, nulo ou em nenhum candidato são 7%. Indecisos são 23%.

A curva ascendente de Silval Barbosa é mais fácil de se observar ao comparar o cenário em que ele é avaliado diretamente com Wilson Santos, numa simulação de um eventual segundo turno. De dezembro para cá, Silval subiu 9 pontos percentuais e Wilson Santos caiu 4 pontos. Na pesquisa Vox Populi realizada em dezembro, Wilson tinha 37% e Silval aparecia com 22%. Hoje, Wilson está com 33% e Silval com 31%.

A pesquisa também indica que Silval Barbosa se fortalece como o principal candidato do grupo ligado ao atual governo. Ao comparar a candidatura do empresário Mauro Mendes, diretamente com a candidatura de oposição de Wilson Santos, de dezembro para cá, Wilson caiu 4 pontos percentuais, indo de 45% para 41%. A subida de Mauro foi bem menor que a de Silval, foi de 2 pontos. Em dezembro Mauro tinha 12% e agora está com 15%. A diferença entre ele e Wilson é de 26 pontos percentuais a favor do prefeito de Cuiabá, já para Silval esta distancia é de apenas 2 pontos.



No cenário em que Mauro Mendes não aparece na disputa, a distância entre Wilson e Silval sobe para 3 pontos percentuais. Com Wilson Santos obtendo 33%, Silval Barbosa 30%, Procurador Mauro 3%, branco, nulo ou ninguém com 7% e 27% de indecisos.

A pesquisa espontânea, quando os entrevistadores do Vox Populi não mostram nomes, Silval e Wilson Santos estão com 6%. Em dezembro, Wilson tinha 5 e Silval 4. Mauro Mendes subiu de 1% para 2%.

Os principais candidatos ao governo estão com taxa de rejeição bem próximas: Wilson Santos com 9% e tanto Mauro Mendes, como Silval Barbosa, com 6%.
Metodologia - A pesquisa do Vox Populi foi realizada entre os dias 7 e 10 março. Foram feitas 1.000 entrevistas, com moradores e eleitores com mais de 16 anos, em 40 municípios de todo o estado. A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de ‘survey’, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação. A margem de erro, para o total do estudo é de 3,1%, estimada em um intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral/MT com o protocolo no 4083/2010, no dia 9 de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário