quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Concluídas 50% das obras da usina de Colíder



Fonte gazeta digital
Cerca de 50% das obras civis da usina Colíder estão concluídas. Hidrelétrica está sendo construída entre os municípios de Nova Canaã do Norte e Itaúba, em Mato Grosso, e terá capacidade de gerar 300 megawatts (MW) de energia, o suficiente para atender 850 mil pessoas. A construção começou em março de 2011 e a unidade deve entrar em operação em 2014, administrada pela Companhia Paranaense de Energia (Copel).
Atualmente, a obra emprega 2,5 mil funcionários, que estão trabalhando na escavação comum da fundação da barragem na margem esquerda do rio Teles Pires. Com o período de chuvas foram paralisados os lançamentos de aterro da barragem e estão sendo efetuados os serviços de escavação e tratamento de taludes dos canais de desvio e de fuga. Esses 2 canais são necessários para alterar temporariamente o curso do rio a fim de finalizar a implantação da barragem. O desvio do Teles Pires está previsto para acontecer na metade deste ano.
Também está em andamento a escavação do canal da futura escada de peixes da UHE Colíder. A estrutura, que será do modelo “ranhura vertical”, permitirá que um número maior de espécies migratórias alcance a área à montante (acima) da barragem. Além disso, facilitará o fluxo de peixes com menor velocidade, como é o caso dos de menor porte.
Vertedouro - Lançamento de concreto nos pilares e demais estruturas do vertedouro está em fase acelerada. A estrutura terá 4 comportas para permitir o escoamento de água do reservatório quando a usina estiver pronta e, também, no desvio do rio Teles Pires durante as obras de construção da barragem na margem esquerda.
Estão sendo realizadas atividades que garantirão a operação dessas comportas com segurança, entre elas, a protensão das vigas de concreto que as sustentarão. Basicamente, esse procedimento consiste no tracionamento de cabos de aço no interior das vigas, com o objetivo de torná-las mais resistentes. Os serviços de protensão devem ser concluídos até o final de fevereiro deste ano para que as comportas do vertedouro estejam aptas a serem testadas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário