terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Silval demite dono de autoescola da diretoria do Detran



Empresário não se afastou do comando de empresas; entidade denunciou improbidade

MidiaNews/Reprodução
Clique para ampliar 
O governador Silval Barbosa mandou demitir o diretor que não se afastou de autoescolas
KATIANA PEREIRA
DA REDAÇÃO
O governador Silval Barbosa (PMDB) exonerou o empresário Humberto de Campos Silva do cargo comissionado de diretor de Habilitação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT).

Campos Silva é apontado como sócioproprietário de quatro autoescolas e foi presidente do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores de Mato Grosso (Sindcfc/MT).

O ato de exoneração do cargo em comissão de Direção Geral e Assessoramento, nível DGA-3, foi publicado no Diário Oficial, que circula nesta terça-feira (29).

Conforme o MidiaNews informou, a nomeação do empresário ocasionou uma denúncia do Sindicato dos Servidores do Detran/MT (Sinetran/MT).

A entidade protocolou, nesta semana, um ofício no Ministério Público Estadual (MPE), alegando que a medida infringia a Lei Complementar nº 266, de 29/12/2006, que dispõe sobre a organização e funcionamento da administração sistêmica, no âmbito do Poder Executivo Estadual.

O Artigo. 9º veda a nomeação de pessoas que tenham sociedade ou que sejam funcionárias de empresas que tenham contratos com a administração pública (Leia mais AQUI).

Ligação com empresas
Em entrevista ao site, na manhã desta terça-feira (29), o presidente do Detran, Giancarlo Castrillon, informou que, após tomar conhecimento da denúncia do Sinetran, averiguou a situação de Campos Silva frente às empresas e constatou que o desligamento dele não havia sido efetivado.
"O Estado não tem nenhum interesse em manter em cargos de confiança pessoas que possam levantar suspeitas para a administração"
“Quando fizemos o convite para o Humberto, a principal exigência era para ele se desligar das empresas. Com a denúncia do sindicato, fomos checar imediatamente se ele ainda figurava como sócioproprietário, constatamos a irregularidade e providenciamos a exoneração imediatamente”, informou.

Castrillon garantiu que a nomeação do empresário só foi efetivada na terça-feira (22), devido às garantias de que ele iria se afastar das empresas.

“O Estado não tem nenhum interesse em manter em cargos de confiança pessoas que possam levantar suspeitas para a administração. Infelizmente, acredito que, por trâmites burocráticos, o desligamento dele [Campos Silva] das empresas foi tardio. Mas, não podemos aceitar isso”, disse.

Na tarde de ontem (28), em entrevista ao MidiaNews, Campos Silva afirmou que, em atendimento à legislação específica, se desligara da diretoria das autoescolas (nomes não revelados) citadas na denúncia feita pelo Sinetran, para assumir o comando da Diretoria de Habilitação do Detran.

O empresário também questionou a materialidade da denúncia, afirmando que desfizera o contrato social que o ligava às autoescolas no último dia 17.

Novo diretor 
Campos Silva foi substituído pelo administrador Charlie Amorim Lima. A nomeação também foi publicada no Diário Oficial de hoje.

O presidente Gian Castriillon informou que Lima é funcionário da carreira do Detran. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário