terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Nossos ancestrais eram canibais?


Cientistas admitem que antepassados do homem moderno praticavam a antropofagia. Falta compreender o por quê
 
(C) MAURICIO ANTON/SPL/LATINSTOCK
É provável que mulheres, homens e crianças tenham servido de alimento a outros humanos na região de Serra de Atapuerca, na Espanha, há 800 mil anos
por Frédéric Belnet

O arqueólogo britânico Paul Bahn costuma dizer com ironia que a prática do canibalismo na pré-história é uma hipótese difícil de engolir. Trata-se de um assunto delicado, um tabu, pois é difícil para nosso senso de ética assumir ancestrais antropófagos na árvore genealógica. Difícil também é o trabalho dos pesquisadores em identificar e catalogar os objetos de pesquisa, uma vez que são raros e sempre discutíveis, ou seja, são mais indícios do que provas formais.

Entre as evidências consideradas fracas estão as marcas de mordidas humanas em restos humanos. Seriam fruto de atos de canibalismo. Nos cemitérios de Zhoukoudian, na China, de Steinheim, na Alemanha, e no monte Circeo, na Itália, crânios com um furo no osso occipital (na região da nuca) suscitam uma outra questão: o cérebro teria sido retirado para servir de refeição?

Por outro lado, entre os indícios considerados como provas estão os ossos humanos quebrados e os que possuem traços de descarnamento, às vezes em parte calcinados e misturados a resíduos de origem animal. “A origem dessas práticas parece (...) bastante recuada no tempo. As ossadas humanas mais antigas que conhecemos na Europa, encontradas no sítio arqueológico de Gran Dolina, em Atapuerca, norte da Espanha, têm aproximadamente 800 mil anos, estavam misturadas a restos de animais e possuem marcas de decapitação, estrias de corte e fraturas provocadas pela ação humana, particularmente na região da medula óssea. Mulheres, homens e crianças provavelmente foram consumidos por outros humanos”, afirma Marylène Patou-Mathis, pesquisadora do Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS), na França, e especialista em pré-história.

Outros exemplos são do período Paleolítico, como o crânio quebrado do Homo erectus de Tautavel, encontrados na parte oriental dos Pireneus, em território francês, com idade estimada em 450 mil anos. Ainda existem muitos casos relacionados ao homem de Neandertal: “Entre 100 mil e 120 mil anos, seis neandertais, inclusive uma criança de 6 ou 7 anos e um adolescente de mais ou menos 15 anos, foram despedaçados como um animal caçado na região de Baume Moula-Guercy, em Ardèche”, diz Marylène Patou-Mathis. Podem-se citar também 12 espécimes encontradas em El Sidrón, na Espanha, com idade de 50 mil anos, ou os 13 neandertais descobertos na cidade de Krapina, na Croácia

Nenhum comentário:

Postar um comentário