Uma imensa cratera aberta pela chuva interditou os dois sentidos da BR 163 na divisa dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A imagem da erosão no asfalto chama atenção pela profundidade do buraco causado pela chuva.
A região cortada pelo trecho da BR-163 que ficou interditada pela cratera é conhecida como ‘Mineirinho’. A interdição total da pista aconteceu na manhã deste sábado após intensa chuva. O buraco ‘rasgou’ toda a pista no sentido horizontal e o tráfego é impossível.
A empresa Técnica Viária, licenciada junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para fazer a manutenção da rodovia, acredita que o trânsito só será liberado após três dias de trabalho. O serviço emergencial no local é o de drenagem.
Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, o local da cratera fica a cerca de 70 km da cidade de Rondonópolis (MT), entre os quilômetros 46 e 47 da BR 163, que liga o estado a Mato Grosso do Sul.
Choveu em Rondonópolis um grande volume de água da noite de ontem para hoje. A precipitação começou no final da tarde e ainda oscila na região, entre garoa e queda de água mais pesada.
De acordo com a PRF, o trecho no local é ‘pantanosos’ e acumula água das chuvas. A Polícia Rodoviária fez uma blitz antes do trecho bloqueado e está orientando os motoristas sobre os incidentes. Carros e caminhonetes são liberados e passam por um trecho alternativo que desvia do buraco. Carretas tem de pegar outro caminho.
Situação caótica em Rondonópolis
Conforme o Olhar Direto noticiou há uma semana, o asfalto em Rondonópolis não está resistindo às chuvas. A situação das ruas e avenidas da cidade com segundo maior Produto Interno Bruto (PIB) de Mato Grosso – atrás apenas de Cuiabá, não traduz a riqueza gerada pelo município.
O incauto que passar pela cidade e não se atentar para os enormes buracos distribuídos por suas principais avenidas, pode acabar com o carro dentro de uma cratera, como ocorrido com o veículo da foto que ilustra a matéria.
Como se não bastassem os enormes buracos, avenidas como a Bandeirantes, um dos principais corredores que cortam a cidade, foram parcialmente destruídas pelas chuvas. A dor de cabeça herdada pelo prefeito eleito em 2012, Percival Muniz (PPS), se estende a outras ruas e avenidas que cortam o centro da cidade, bairros e distritos industriais – Rondonópolis possui três.
Em entrevista ao site Olhar Direto, a assessoria da Prefeitura informa que a Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder), empresa de economia mista responsável pelo trabalho de recuperação da infraestrutura viária da cidade, já começou a executar as obras de restauração das principais vias.
“O prefeito está dando prioridade para as avenidas com maior volume de tráfego, como a recuperação da Avenida Bandeirantes, que foi parcialmente destruída pelas chuvas”, explica a assessoria da administração municipal de Rondonópolis.