sexta-feira, 11 de junho de 2010

Aripuanã é destaque em Cuiaba em exposição de orquideas no Parque Mãe Bonifácia


A iniciativa da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) para recuperar o espaço das orquídeas, conhecido como Orquidário, no Parque Estadual Mãe Bonifácia, em Cuiabá, foi efetivada após o convite aceito pelo Orquidário Chapada dos Parecis em parceria com a Energética Água das Pedras .

O local que não era adequado para o cultivo das plantas foi totalmente modificado. O projeto para a reforma do espaço foi sugerido pelos administradores do Orquidário Chapada dos Parecis e tanto o material utilizado quanto a execução do projeto ficou por conta da Energética Água das Pedras que doaram diversas espécies de orquídeas da região, espécies “nativas”, que já podem ser apreciadas pelo público.

De acordo com o Diretor de Marketing da Empresa Vinicius Kaiser a exposição de orquídeas permanece até domingo do Parque Mãe Bonifáciai e a revitalização do espaço que antes não era utilizado, além de proporcionar ao público mais uma atração, no Parque, serve também para reforçar a iniciativa do Governo do Estado, via Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), em parceria com o Orquidário Parecis e Energética Água das Pedras, que também beneficia o lado social de instuições como a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), que receberá em forma de doação uma porcentagem dos produtos comercializados.

Neste sábado (12.06), haverá no Orquidário, um minicurso explicativo com duração de 1 hora sobre o cultivo de orquídeas. Após o curso haverá um espaço para perguntas e respostas em caso de dúvidas. O número de vagas é limitado e as inscrições podem ser feita no local, pelo valor de R$ 20,00 por participante. Toda a renda será doada para APAE.

Segundo o expositor, Marcos José Kocezkoday a “VI Semana do meio Ambiente“ superou as expectativas com o grande volume de pessoas e contribuições. Em função do interesse das pessoas, o Orquidário Chapada dos Parecis planeja realizar mais uma exposição ainda esse ano, provavelmente na época de comemoração do dia da árvore. E ainda há um projeto para que sejam fixadas três datas anuais de exposições.

A exposição permanecerá no Parque “Mãe Bonifácia” até às 18 horas deste domingo (13.06). São diversas espécies de belíssimas orquídeas, para todos os gostos. Para quem desejar adquirir um exemplar, o expositor ainda orienta com dicas de como cultivá-las.

Dicas para quem ama orquídeas:

A maior parte das orquídeas pode ser plantada em vasos de barro ou plástico, cujo tamanho deve ser o menor possível. Vaso grande pode reter demais a umidade, causando apodrecimento das raízes. Ela deverá ser replantada a cada dois anos, pois o xaxim ou substrato velho se decompõe e perde sua capacidade de nutrição.

1. Coloque uma camada de pedra no fundo do vaso (2 a 3 dedos) para permitir a rápida drenagem do excesso de água.

2. Complete com xaxim desfibrado. (Jamais use o “pó de xaxim” vendido no comércio). As raízes necessitam de arejamento. Também pode ser usado composto de fibra de coco, carvão e casca de pinus devidamente “tratados”.

3. Certas orquídeas progridem na horizontal, e vão emitindo brotos um na frente do outro. Para esse tipo de planta, deixe a traseira encostada na beira do vaso e espaço na frente para dar lugar a novos brotos. Comprima bem o xaxim para firmar a planta.

4. Há orquídeas que dificilmente se adaptam dentro de vasos. Nesse caso, o ideal é plantar em tronco de árvore ou casca de peroba ou palito de xaxim, protegendo as raízes com um plástico ou uma manta de xaxim até a sua adaptação.

5. As plantas citadas acima também podem ser plantadas em vasos com xaxim, desde que tenham uma rega controlada, isto é, devem estar protegidas contra o tempo de chuvas prolongadas. Nesse caso, molhe a planta por imersão por alguns minutos, mas somente quando perceber que o substrato está seco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário