terça-feira, 29 de junho de 2010

Deputado Dilceu Vice


Fonte Rd news
O deputado estadual Dilceu Dal Bosco deve ser anunciado oficialmente nesta terça, em entrevista coletiva, como candidato a vice-governador da chapa de Wilson Santos, numa dobradinha PSDB-DEM. O acordo foi fechado nesta segunda, após várias reuniões entre tucanos, democratas e representantes de outros partidos da coligação, como do PTB. A escolha é estratégica e busca, em tese, preencher vazios políticos e espaciais do bloco. O anúncio será feito pelo próprio Wilson, às 9h, na Fiemtec, em Cuiabá.

Dilceu reside em Sinop, cidade-pólo do Nortão, principal base eleitoral do governador Silval Barbosa (PMDB), que busca a reeleição e é considerado como principal adversário. O nome do democrata atende ao acordo de cúpula, segundo o qual caberia ao DEM ficar com a vice. Além disso, a desistência de Dal Bosco da reeleição à Assembleia põe fim a uma crise entre tucanos e democratas que havia se criado com a formação de uma chapão na proporcional. Tucanos e democratas queriam chapa pura, na esperança de eleger entre 2 e 4 deputados estaduais mas, por fim, ficou definido chapão. Isso desagradou principais deputados do grupo que buscam novo mandato.

Seleção

O ex-prefeito de Cuiabá colocou sobre a mesa seis nomes de democratas como opções para compor sua chapa ao Palácio Paiaguás. Em princípio, estavam no páreo o também deputado estadual José Domingos, da região de Sorriso, o vice-prefeito de Barra do Garças, Irineu Pirani, o senador Gilberto Goellner, a ex-deputada federal Celcita Pinheiro, a ex-primeira-dama do Estado Lucimar Sacri de Campos e o ex-prefeito de Primavera do Leste Érico Piana. Entre um e outro convite, foram sucessivos "não" ouvidos pelo grupo nos últimos 30 dias. Por fim, o debate se afunilou entre Dal Bosco, Lucimar e Celcita, após a convenção de sábado. Já nesta segunda à noite, a poucas horas do anúncio oficial, o bloco de oposição na corrida à sucessão estadual chegou a um entendimento sobre o nome de Dal Bosco.

Dilceu é pecuarista, dono de emissoras de rádio e TV em Sinop e de empresa de eletrificação. Começou na vida pública como secretário de Governo no primeiro mandato do então prefeito Nilson Leitão, entre 2001 e 2002. Pelo PSDB se elegeu deputado estadual, nas urnas de 2002. No ano seguinte migrou para o PFL (hoje DEM). Se reelegeu em 2006 pelo mesmo partido. Ocupa hoje o cargo de segundo-secretário da Mesa Diretora da Assembleia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário