quinta-feira, 17 de junho de 2010

Aripuanã: Imprensa visita as obras da Usina Hidrelétrica Dardanelos



Redação e fotos: topnews

No ultimo final de semana que se passou a Energética Águas da Pedra convidou a imprensa de Aripuanã-MT, para uma visita a obra da UHE Dardanelos. A visita foi acompanhada pelo Gerente de Meio Ambiente da Águas da Pedra, Paulo Rogério Novaes e pelo responsável pelo setor de Comunicação e Relações Públicas, Vinycius Kaizer.

Participaram da visita represetantes da TV Aripuanã,Radio Navegantes FM e Top News

A visita começou pelo viveiro andorinhas instalado dentro da obra, o mesmo serve para produção de mudas de 81 espécies nativas e 1 não nativa, que são utilizadas para a recuperação das áreas degradadas dentro do empreendimento e também para doação a população que necessita recuperar suas áreas antropizadas.

Em seguida foi mostrado como será o funcionamento da usina, já que a usina não tem lago e nem barragem, trata-se de uma usina fio d’água. Daí então os visitantes puderam conhecer todo o canal que leva água do rio até a tomada d’água, que adentra os condutos forçados chegando as turbinas na casa de força, e assim a energia mecânica se transforma em energia elétrica, que vai para a subestação elevadora e assim a energia através do linhão adentra ao sistema interligado nacional.

Segundo Paulo Novaes, um importante fator da Usina para Aripuanã é que a cidade passa de um sistema isolado para se conectar ao Brasil todo. A Usina terá uma capacidade de 261MW o suficiente para se abastecer uma cidade de 600 mil habitantes. Ele disse ainda, que esta prevista a entrada da 1ª maquina em operação para final de julho, quanto a visitação popular a Energética Águas da Pedra esta desenvolvendo um projeto para viabilizar visitas.

Um comentário: