sábado, 23 de outubro de 2010

Blairo Maggi é um dos destaques da revista Newsweek

FonteOlhar Direto

Eleito senador por Mato Grosso, o ex-governador Blairo Maggi (PR) é um dos destaques da revista norte-americana “Newsweek”, uma das mais conceituadas e de maior tiragem do mundo, da edição desta semana, cujo conteúdo revela uma lista de “dez grandes idéias verdes [...] que podem mudar o mundo”.
Como primeiro exemplo, a revista mostra a atuação do ex-governador do Mato Grosso Blairo Maggi (PR), que conseguiu mudar sua imagem com atitudes firmes em defesa do meio ambiente.
A capa traz a chamada: “Quer salvar o planeta? Faça um hambúrguer verde – e nove outras soluções radicais”. A reportagem afirma que hoje “as conversas no curral de Maggi são todas sobre desenvolvimento sustentável, crédito de carbono, como evitar devastação de florestas – e bifes ‘verdes’”.
A ideia da carne “verde” consiste em reduzir o impacto ambiental negativo em todas as etapas da cadeia produtiva da mercadoria. O texto não deixa de mencionar que “ninguém tem sido um alvo maior da ira dos ambientalistas do que Blairo Maggi”.

Contudo, cita que Maggi começou a mudar em 2005, quando ganhou do Greenpeace o Golden Chainsaw - “Prêmio Motosserra” e foi chamado de motoserra de ouro por um programa de humor da tv brasileira.


Maggi começou a mudar radicalmente quando, em 2006, assinou um documento que ficou conhecido como a “moratória da soja”, cujas diretrizes instituíram o monitoramento das fazendas para evitar a compra da mercadoria de áreas desmatadas. O documento foi chancelado pela Associação Brasileira da Indústria de Óleos Vegetais (Abiove) e pela Associação Brasileira dos Exportadores de Cereais (Anec).

No ano passado, Maggi também endossou a moratória da carne, cujo propósito é de impedir a aquisições de carne de gado de áreas da Amazônia. Ainda, ele chegou a usar satélite para monitorar devastação de florestas.
A “Newsweek” publicou também um ranking das empresas mais “verdes” do mundo. A IBM aparece em 1º lugar, seguida por Hewlett-Packard e Johnson & Johnson. Também aparecem na lista o banco Itaú Unibanco, na 56ª posição, e a Petrobrás, na 84ª

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