terça-feira, 12 de outubro de 2010

Resgate de trabalhadores presos em mina no Chile foi antecipado

Os 33 mineiros que estão presos há 68 dias na Mina de San José, no Norte do Chile, vão começar a ser resgatados às 20h (horário de Brasília) de hoje. A previsão do início do resgate era à meia-noite, mas a operação foi antecipada.
Os presidentes do Chile, Sebastián Piñera, e da Bolívia, Evo Morales, devem chegar à região do Deserto do Atacama às 18h para acompanhar o início do resgate. A imprensa internacional que está no local para cobrir a retirada dos mineiros não terá acesso à área próxima a mina, apenas a imprensa nacional do chile. Por isso, telões serão instalados do lado de fora da mina, para que os jornalistas possam acompanhar a operação.
Cerca de 2 mil pessoas estão acampadas ao redor da mina, entre parentes das vítimas, jornalistas, técnicos e voluntários que trabalham no resgate.
Os primeiros a serem resgatados devem ser os quatro considerados com melhor estado de saúde e mais ágeis, para que possam reagir a qualquer imprevisto. Os dez mineiros mais debilitados deixarão a mina a partir da quinta retirada. Após o resgate, as vítimas serão levadas ao Hospital Regional de Copiapó em aeronaves ou ambulâncias.
Os trabalhadores serão retirados por meio de uma cápsula que será içada por uma grua. Para ajudar no resgate, primeiramente descerão um operador e um médico que avaliará o estado de saúde das pessoas.


fonte  TV Brasil ao Chile

Nenhum comentário:

Postar um comentário