segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Levantamento aponta que Júlio tem maior patrimônio em comunicação no país


Fonte RDNEWS
Um levantamento realizado pela Folha de São Paulo constatou que 61 políticos eleitos são proprietários de emissoras de rádio e/ou TV. Entre eles, o que possui o maior patrimônio declarado em veículos de comunicação é o deputado federal eleito por Mato Grosso, Júlio Campos (DEM). O ex-governador tem a concessão da TV Cidade Verde, afiliada da Band, estimada em R$ 2,9 milhões.

Ao todo, entre os ocupantes de cargos no Congresso eleitos no último dia 3, o patrimônio declarado em veículos de comunicação é de R$ 15 milhões. A lista encabeçada por Julio é seguida pelos irmãos Roseana (DEM) e Zequinha Sarney (PV), filhos do ex-presidente José Sarney (DEM). A família tradicionalmente política também é conhecida no ramo da comunicação.

De acordo com a legislação, titulares de cargos públicos, tanto no Executivo como no Legislativo, podem ser sócios de emissoras de rádio e TV, cuja concessão é cedida pelo Poder Público, desde que não estejam à frente da gestão destes veículos. No entanto, durante a campanha eleitoral, a posse de veículos, em tese, pode ajudar a dar um “empurrãozinho” na popularidade dos candidatos. Caso se configure a utilização das emissoras para a autopromoção, a Justiça Eleitoral pode condenar o concorrente ao cargo eleitivo por crime de abuso de poder econômico, por exemplo.

Foi o que aconteceu com o deputado federal Pedro Henry (PP), que teve sua inelegibilidade declarada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) acusado de tentar promover a candidatura de seu irmão, Ricardo Henry (PP), à Prefeitura de Cáceres, por meio da TV Descalvados, de propriedade da família. Diante da condenação, o parlamentar ainda tenta reverter a situação na Justiça Eleitoral para poder se considerar reeleito, já que, mesmo com o registro de candidatura negado, recebeu mais de 81 mil votos nestas eleições.
Em Mato Grosso, o governador reeleito Silval Barbosa (PMDB) também possui proprietários de veículos de comunicação em sua família. Apesar dele próprio não ser o titular das concessões, sua esposa, Roseli Barbosa, acumula em seu nome emissoras de rádio e TV no Estado.

No cenário nacional, nomes conhecidos pelo eleitorado em todo o país engrossam a lista de empresários da comunicação, como as famílias dos senadores Sarney, Jader Barbalho (PMDB-PA) e Renan Calheiros (PMDB-AL). Além disso, os deputados federais Antônio Bulhões (PRB-SP) e Arolde Oliveira (DEM-RJ), que também possuem emissoras de rádio ou TV, integram a comissão de Comunicação da Câmara Federal, responsável por aprovar as renovações das licenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário