domingo, 3 de outubro de 2010

Coluna do Muvuca " RIVA"

Parabens Jornalista Jose Marcondes.
Este texto saiu na coluna do Muvuca

Declaração de voto Deputado Estadualaa
José Riva é um fenômeno político que ainda precisa ser estudado. Duas palavras definem o que ele representa hoje em Mato Grosso: Amado e odiado. O que ninguém consegue é ficar indiferente, tamanha é sua capacidade de estar, fazer, acontecer e influenciar as coisas que orbitam o poder em Mato Grosso.

Ninguém que tenha sido não mais que um mero deputado estadual, jamais exerceu tanta influência política como ele exerce. Nenhum outro candidato neste imenso país, conseguiu atingir mais de 5% dos votos numa eleição proporcional. Riva conseguiu, e proporcionalmente se tornou o deputado mais bem votado do Brasil.

A pergunta a se fazer é: Alguém atingiria este patamar, depois de já ter exercido vários mandatos, sem trabalhar pelo povo?

A resposta é não!

José Riva é um trabalhador incansável. Sua 'couraça' foi moldada para o trabalho. Ele sente prazer em poder ajudar as pessoas. Fica feliz ao saber que pode fazer algo por alguém. Porque sabe, mais que sua satisfação pessoal, que está acumulando capital político. E é isso que ele faz, todos os dias, à partir das 5:00 da manhã, quando já começa atender telefonemas e receber pessoas: acumula capital político que depois despeja nas urnas, surpreendendo a todos que não sabem de onde ele tira tanto voto. Riva não passa fim de semana sem visitar cidades do interior e atender demandas. Sacrifia, literalmente, sua vida, em função disto.
Além do mais, Riva não guarda diferenças políticas, atende indistintamente e exige que seus assessores jamais perguntem a quem for lhe pedir ajuda, de que partido é, de onde é ou o que é. Isso mostra que não há seletividade ou diferenciação. Seja vereador, prefeito, presidente da república ou um lixeiro. Riva atende todos com o mesmo carinho.

Não há um telefone neste estado mais conhecido que o seu. E não há ninguém que tenha a disposição que ele tem para atender todos os telefonemas, e se não atender, fazer questão de retornar pessoalmente.

Dito assim, parece fácil a vida que ele leva como político. Não é. Riva é também um dos políticos mais perseguidos da história recente deste estado. Hoje está sem mandato, por conta de uma querela da justiça em um caso absurdo que nunca deu nada a ninguém, mas para Riva deu.

Os processos que dizem ser mais de 100 é hoje a maior armação de que se tem notícia na história do judiciário. Pegaram o processo referente a troca de cheques numa factoring há dez anos atrás e desmembraram cada processo para uma nota, afim de fazer avolumar o número de processos e fazê-lo parecer o homem mais corrupto de Mato Grosso.

Muitos que assim o citam, nem sabe na verdade o que estão dizendo. Apenas reproduzem inverdades num sem fim, que acaba desenhando uma moldura falsa. Uma armação medonha, cuja força de comunicação, jamais poderá vencer, pois as mentiras difamatórias se espalham com o vento. Riva será sempre lembrado desta maneira por alguns, porque foi o escolhido para ser o protagonista de uma lenda. E foi escolhido por autoridades judiciárias, o que é pior. Muitos dos quais almejavam cargos eletivos posteriormente, e fariam do lombo de Riva um trampolim de ascenção.
Riva nunca precisou subir em ninguém para se fazer hoje o que é. E isso talvez, cause inveja.
Não é fácil ser político quando se enfrenta inimigos que se utilizam de armas desiguais. O uso da toga como meio para denegrir a imagem de um político é notória conhecida. E portanto, lamentável.
Nós, que conhecemos a sua luta, e conhecemos o povo que conseguiu algo por conta de uma ação, gesto ou projeto de Riva...

Nós que andamos por este estado e vimos que em determinados lugares, só a sua mão amiga alcança levando benefícios para aqueles que necessitam...
Nós que recebemos via mailing cada dia a notícia de um projeto novo de Riva, sempre defendendo alguma boa causa...
Nós que vemos como ele é massacrado, muitas vezes injustamente...
Jamais poderíamos ficar indiferente, assim como não ficarão dezenas de milhares de matogrossenses, que neste domingo, assim como nós, irão depositar mais uma vez, a confiança neste gigantesco e lendário homem público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário