terça-feira, 19 de outubro de 2010

Perto dos 70, Pelé vira do "rei do marketing" com R$ 30 mi por ano

Perto de completar 70 anos de idade, Edson Arantes do Nascimento está em alta no mundo da publicidade. De acordo com matéria publicada nesta terça-feira no jornal italiano Corriere dello Sport, Pelé fatura cerca de U$ 18 milhões de dólares por ano (aproximadamente R$ 30 milhões) para emprestar sua imagem a empresas e produtos pelo mundo, cifra comparada ao que ganham astros do futebol atual, como Ibrahimovic, Messi e Kaká.
Autor de 1.284 gols (em números oficiais), 1.115 jogos com a camisa do Santos, 114 pela Seleção Brasileira e 56 com o New York Cosmos, Pelé empresta sua credibilidade ao mercado publicitário a quase 15 anos. De acordo com a publicação, o ex-camisa 10 e tricampeão mundial não fecha contratos por menos de 1 milhão de euros (cerca de R$ 2,33 milhões). Seus direitos de imagem para serem anexados por 20 anos a uma empresa custam U$ 361 milhões (aproximadamente R$ 609 milhões).

Segundo objetos de estudo de marketing corporativo, Pelé é um "líder único, simpático, prestativo, gentil, simples e visionário. Outras qualidades apontadas pelo diário e que interessam empresas é que o ídolo brasileiro é "inovador, diferente, divertido, sensual, atraente e encantador". Mundialmente conhecida, a imagem do ex-jogador atrai multinacionais e empresas locais do Japão aos Estados Unidos, países árabes, Reino Unido e África do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário