quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Dolar - Menor cotação nos últimos dois anos

No primeiro dia em vigor do novo IOF de 4% para aplicações de estrangeiros em renda fixa, o dólar voltou a cair, e fechou em R$ 1,67, ante R$ 1,691 na segunda-feira. É a cotação mais baixa desde 2 de setembro de 2008.

Houve consenso no mercado financeiro sobre o conjunto de razões pelas quais a medida não conseguiu, pelo menos de início, brecar a queda do dólar: a desvalorização da moeda norte-americana é um fenômeno global e avassalador, o aumento do IOF não atinge os fluxos para a Bolsa e para investimento direto (para o setor produtivo), e a alíquota de 4% ainda deixa uma enorme diferença entre o custo de captação externa e a rentabilidade dos papéis brasileiros.

"O IOF pode ajudar, mas não acho que resolva a questão para além de um prazo muito curto", comentou Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central (BC), e sócio fundador da gestora Gávea Investimentos.



No mercado internacional, o movimento de queda do dólar é generalizado. Nos últimos seis meses, a valorização de 5,5% do real ante ao dólar está apenas em sexto lugar, numa lista de 13 moedas importantes. O recordista é o iene japonês, que ganhou 13,4%. Além do iene, as moedas da Suíça, Suécia, Cingapura, e Nova Zelândia subiram mais ante o dólar do que o real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário