quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Governo lança selo de segurança para remédios

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) lançou um selo de segurança que será inserido na embalagem de medicamentos para validar sua procedência. Isso quer dizer que quem comprar um remédio nas farmácias brasileiras poderá conferir se o medicamento é verdadeiro ou falso na própria farmácia. O selo de segurança fornecido pela Casa da Moeda estará disponível a partir de janeiro de 2012. A norma será publicada nesta quinta-feira (7) no Diário Oficial da União.
A medida visa diminuir os riscos causados pelo uso de remédios falsificados, roubados, sem registro ou contrabandeados. Só neste ano, a Anvisa apreendeu 53.575 mil unidades de medicamentos falsificados e contrabandeados e 62,9 toneladas de medicamentos sem registro. A autenticidade do produto será indicada quando o consumidor aproximar a etiqueta de segurança ao visor do terminal ótico.

Cada etiqueta terá, ainda, uma numeração individual não repetitiva (Identificador Único de Medicamento), que será a ferramenta de base para o sistema eletrônico de rastreabilidade.

Não serão produzidas etiquetas diferenciadas por estado ou fabricante de medicamento. Todas as etiquetas autoadesivas, em todo o país, terão o mesmo formato e características físicas.

Cada farmácia terá um equipamento de leitura instalado em área de fácil acesso para uso livre e gratuito dos consumidores de medicamentos. A Casa da Moeda do Brasil efetuará a entrega dos leitores para todas as farmácias regularizadas na Anvisa, sem nenhum ônus para o estabelecimento. Leitores portáteis também serão entregues à agência para serem utilizados nas ações de fiscalização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário