quinta-feira, 7 de outubro de 2010

A policia federal apreendeu notas fiscais com indícios de falsificação, índios protestam

Tvaripuanã/com assessoria
A maioria dos mandados de prisão foram cumpridos, seis pessoas foram levadas para a delegacia para prestar esclarecimentos e outras cinco já estão presas. Mais prisões devem acontecer .
A polícia apreendeu também maquinários e notas fiscais com indício de falsificação. A ação faz parte da operação Fazenda Brasil e Arco de Fogo. As pessoas que foram presas são consideradas pela polícia líderes da extração de madeira que acontece nas reservas indígenas de Aripuanã.

As investigações começaram há pouco mais de um mês, depois que 10 caminhões carregados de maneira foram apreendidos próximo da reserva indígena do município.

Cerca de 60 policiais federais de vários estados e funcionários do Ibama trabalham na operação. Representantes do Ministério do Trabalho e emprego também estão no local para investigar casos de trabalho escravo.
Segundo Luciano Guerra Cotta – Chefe da Divisão de Controle e Fiscalização do IBAMA em Juína, a extração, transporte e comércio ilegal de madeiras em terras indígenas envolve um esquema muito grande, inclusive com aliciamento de indígenas que ao mesmo tempo possui um grupo que quer cessar e se organizar e, outra parte em que brancos aliciam infiltrando idéias incoerentes aos indígenas que dificultam a fiscalização. E por isso esta sendo realizado um trabalho de diálogo para mostrar a realidade para os indígenas do que esta ocorrendo.
De acordo com o Luciano, o comércio de madeira começa basicamente com o fornecimento da matéria prima, começando pela madeira em tora oriunda geralmente de manejo florestal, extraindo de manejo floresta é legal foi aprovado, onde a madeira é retirada e emitem-se guias florestais e esses guias tem como remetente o plano de manejo ou uma empresa e que vai com destino a parte.

Outra informação  que chamou a atenção, foi o fato dos Indios, estarem tentando impedir a entrada dos policiais da operação nas reservas. A informação partiu do proprio Delegado da Policia Federal  Dr. Mario Luiz  em entrtevista a Tv Aripuanã. onde o mesmo disse que cerca de 50 indios pintados para guerra enfrentaram a força policial tentando impedir a fiscalização na area Indigena . O delegado porem, mostrou-se  tranquilo ,pois de  acordo com ele, a FUNAI estaria na Operação justamente para resolver estas questões.





Nenhum comentário:

Postar um comentário