segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Carne sobe no varejo e pecuaristas denunciam “desrespeito” ao consumidor

O preço da carne subiu no varejo em Mato Grosso, mas não existe uma justificativa para a alta. Mesmo com a alta no preço da arroba do boi gordo em Mato Grosso. “A recuperação de preço da arroba também refletiu no atacado, que fez o repasse para o varejo. Só que o preço das gôndolas e açougues extrapolaram” - disse o superintendente da Associação dos Criadores de Mato Grosso, Luciano Vacari. Ele ressalta que “o grande vilão dessa alta no preço da carne vem sendo o varejo nos últimos anos, um desrespeito com o consumidor, pois não existe justificativa técnica para todo esse repasse”.

Segundo levantamento feito pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) o que se observou na evolução da variação do preço no varejo, atacado e da arroba, no mesmo de setembro tendo como base o mês de fevereiro de 2005, foi uma alta para todos os preços, porém em intensidades diferentes. Enquanto o preço no atacado e da arroba obtiveram uma variação positiva de 70%, em relação a base (fev/2005), o preço no varejo alcançou um incremento de 106,64%, com um diferença de mais de 30 pontos percentuais.
Com esta variação, explica o dirigente da entidade, o preço no varejo atingiu sua maior variação dessa série histórica de quase seis anos.

Os números do IMEA mostram que por mais uma vez se notou que a variação do preço do varejo ficou bem distante da variação dos demais elos da cadeia, demonstrando que a alta no preço da arroba foi repassada rapidamente para o mercado consumidor com uma intensidade maior. Esta situação ocorre desde junho de 2008, quando a variação do varejo se distanciou das demais.

“As margens da arroba e do atacado vêem trabalhando juntas, já no varejo isso não acontece. O consumidor acaba pagando o preço de uma carne que poderia estar mais barata” - concluiu Vacari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário