segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Horário eleitoral de rádio e TV deve voltar na quarta-feira

A propaganda eleitoral gratuita em rádio e televisão, que foi suspensa na última quinta-feira (30) em função do primeiro turno das eleições, devera ser retomada na próxima quarta-feira (6), de acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Segundo as regras do tribunal, o horário eleitoral de rádio e TV começa a partir de 48 horas após a proclamação oficial dos resultados. Como a previsão do órgão é de que isso seja feito ainda nesta segunda-feira (4), a propaganda provavelmente volta na quarta.

Agora, todos os candidatos que disputam o segundo turno têm espaços iguais, com 10 minutos para cada concorrente. Na disputa pela Presidência da República, a petista Dilma Rousseff e o tucano José Serra vão travar, no dia 31 deste mês, a segunda parte das eleições.

Nos oito Estados - além do Distrito Federal - onde haverá segundo turno na disputa pelo governo, os candidatos também terão 10 minutos cada. Nesses locais, o bloco de horário eleitoral será de 40 minutos: os primeiros 20 serão dedicados à disputa presidencial, e o tempo restante ficará com os candidatos ao governo.

Os programas serão veiculados até o dia 29, quando faltarão 48 horas para o segundo turno. Serão dois blocos diários. No rádio, às 7h e às 12h; na TV, às 13h e às 20h30 (horário de Brasília). Diferentemente do que ocorreu durante a campanha para o primeiro turno, agora haverá transmissão inclusive aos domingos.

Já a propaganda eleitoral por meio de alto-falantes, comícios, carretas e distribuição de material de campanha volta a ser permitida já nesta terça-feira (5), segundo as regras do TSE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário