quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Bezerra apela ao Incra por famílias em assentamento Assentados estão em uma área de 2,6 hectares, por decisão do Incra


MidiaNews
Clique para ampliar 
“Devemos evitar um conflito social", comentou o deputado federal
DA REDAÇÃO
A solução para as 62 famílias instaladas no assentamento Zumbi dos Palmares II (antiga fazenda Três Nascentes), no município de Cláudia, pode estar próxima, depois de uma reunião realizada nesta quarta-feira (21) do deputado Carlos Bezerra (PMDB) com o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Carlos Guedes de Guedes.

Bezerra foi ao Incra acompanhado do prefeito de Cláudia João Batista Morais, o vereador Edson Moreira e o presidente da Associação dos Pequenos Produtores Novo Horizonte Jaime Moreno. O objetivo da reunião foi no sentido de apelar ao Incra no sentido de reverter recente decisão judicial de reintegração de posse.

Conforme o prefeito João Batista, desde 2005 que as famílias estão assentadas na área de 2,6 hectares, por decisão do Incra. Entretanto, o proprietário desistiu da venda das terras, depois de receber cerca de 80% do valor, e conseguiu a decisão de reintegração de posse.

“Devemos evitar um conflito social. E a solução deve partir do Incra, motivo pelo qual buscamos o apoio do deputado Carlos Bezerra”, disse o prefeito João Batista.

Para o governo, disse o presidente do Incra, “o mais interessante” será manter as famílias no local e assegurar a implantação das políticas públicas.

Durante a reunião, o deputado Carlos Bezerra falou por telefone com o presidente do Intermat, Afonso Dalberto, e passou a ligação para Guedes. O entendimento, depois de um bom tempo de conversa, foi o de que é preciso reverter a reintegração de posse.

O governo do Estado é totalmente favorável aos trabalhadores. São terras devolutas e a decisão precisa ser nesse sentido, de reverter a reintegração de posse, até porque as terras já foram quase que totalmente pagas”, disse Carlos Bezerra.

O vereador Edson lembrou que já existe escola e energia elétrica no assentamento, e que as famílias precisam de uma solução do Incra, precisamente pela manutenção da áreas.

A Prefeitura Municipal de Cláudia, convida a população do Assentamento Zumbi dos Palmares para participar do I Mutirão da Assistência Social que envolverá todas as secretarias da Prefeitura Municipal de Cláudia que será realizado no dia 24/08/2013 na Escola do Assentamento Zumbi dos Palmares a partir das 09:00. Também teremos um Ônibus do motorista Valdomiro para buscar a todos que quiserem participar deste grande evento na rota do transporte da escola.
As Secretarias irão trabalhar com várias programações para todos os moradores do assentamento, sendo:
Secretária Municipal de Educação e Cultura: Concurso de redação, Concurso de desenho e Show de Calouros;
Secretaria de Esportes: Atividades lúdicas para a família, com a modalidade de voleibol adaptado, dança da cadeira, provas com obstáculos e Concurso de quem acertar o João bobo;
Secretaria de Assistência Social: Cadastro Único(manual) ,Carteira de trabalho (precisa levar: 2 fotos 3x4, Certidão original de nascimento e CPF) ,  Orientação Psicológica, Manicure, Corte de cabelo.
Secretaria de Saúde: Verificação de pressão, teste capilar; avaliação odontológica, Drª Karina(médica) irá fazer consultas;
Secretaria de Meio Ambiente: Panfletos sobre as queimadas;
Secretaria de Agricultura: Convite sobre a palestra da agricultura familiar;

Nenhum comentário:

Postar um comentário