quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Torneio leiteiro vai divulgar bacia e identificar potencial produtivo de MT


Torneio leiteiro será realizado em município de MT com o objetivo de identificar potencial produtivo
Torneio leiteiro será realizado em município de MT com o objetivo de identificar potencial produtivo
A Empresa de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural de Mato Grosso (Empaer) e a Prefeitura Municipal de Aripuanã (883 km de Cuiabá), realizam entre os dias 22 e 25 de agosto o 3º Torneio Leiteiro. O evento ocorre no Parque de Exposições e de acordo com a organização, o objetivo do evento é divulgar a bacia leiteira e o potencial produtivo do plantel da região. O torneio é uma seletiva para o ‘Torneiro Regional e Feira da Agricultura Familiar' que irá acontecer no mês de setembro.

Segundo o técnico agropecuário da Empaer, Roberto Ruiz, serão expostas dez vacas com produção acima de 40 litros por dia. Estarão participando animais da raça girolanda, nas categorias vacas e novilhas. O técnico ressalta que para garantir um plantel de qualidade, os produtores rurais estarão utilizando tecnologias com a realização de inseminação artificial e transferência de embriões.

Ruiz informa que as propriedades onde serão realizadas as experiências estão com infraestrutura em boas condições, com pastos divididos em piquetes, ordenhadeiras mecânicas, salas de ordenha higiênica e resfriadores que mantêm o leite armazenado por três dias.

O município de Aripuanã possui um plantel de seis mil vacas em lactação, produzindo cerca de 30 mil litros de leite por dia. O objetivo é atingir uma meta de 50 mil litros até o ano de 2015. O técnico comenta que o torneio irá identificar o potencial produtivo do plantel e também irá divulgar novas tecnologias e promover trocas de informações entre os participantes como a boa alimentação dos gados, além de aumentar a produção leiteira no município. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário