sexta-feira, 16 de julho de 2010

Ampliação do porto de Santarém causa polêmica e ambietalistas e promotores se colocam contra produção brasileira


TV Aripuanã /noticias agricolas-(NA)
Audiência pública em Santarém (PA) para decidir pela ampliação do porto - e exportar a soja do centro-oeste - transforma-se em embate político-ideológico, com promotores e ambientalistas colocando-se contra a produção agrícola brasileira.

Segundo o presidente da Famato, Rui Otttoni Prado, a discussão muitas vezes não estava focada somente na ampliação do porto e sim no tamanho dos produtores nacionais, tentando dividi-los.
“Nós produtores do Mato Grosso estamos de olho nesse porto, nós precisamos desse porto, até porque isso faz muito bem para o Brasil antes mesmo de fazer bem para o MT. E eu acredito que Santarém também já está bastante maduro para receber este tipo de investimento como este”, afirma Prado.

Quanto à divisão dos produtores, o presidente da Famato afirma que todos sofrem com os mesmos problemas e têm as mesmas necessidades, como problemas de infraestrutura, de renda, comercialização, logística, entre outros. “A agropecuária tem que estar unida para buscar melhores soluções para o nosso país. E o governo não pode fomentar essa divisão”.

Impacto ambiental – ao contrário do que é divulgado, Prado afirma que a ampliação do porto pode trazer benefícios para a preservação do meio ambiente com a rota praticada sendo reduzida no percurso entre estados como MT e o porto de Santarém em relação ao porto de Santos. Além disso, as hidrovias também têm grande importância neste processo, já que no momento em que estiverem prontas, o escoamento das mercadorias impactará ainda menos no meio ambiente.

Diante disso, esses corredores de exportações devem ser prioridade para o próximo governo.
“A soja é um produto nobre e a usamos para nos alimentar direta e indiretamente. Nós temos que abrir a cabeça dos nossos governantes para que sejam feitos os investimentos necessários, neste caso a infraestrutura”, diz o presidente da Famato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário