sexta-feira, 9 de julho de 2010

Proibição das queimadas é antecipada



Começou ontem o período proibitivo de queimadas em Mato Grosso. A data original, que é de 15 de julho a 15 de setembro, teve o início antecipado. A determinação está no Diário Oficial do Estado de ontem, que circula hoje em Mato Grosso.

O governo do Estado destaca que a antecipação do período de restrição do uso de fogo para limpeza e manejo de áreas é uma atitude de precaução, coadunado com a execução do Plano de Ações para Prevenção às Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais do Estado de Mato Grosso de 2010.

Lembra ainda que no trimestre abril, maio e junho deste ano foi observado o aumento das queimadas do Estado e que a tendência é que esta condição se agrave nos meses mais críticos do período de estiagem (julho, agosto, setembro), favorecendo às ocorrências severas de queimadas e incêndios florestais, decorrentes do uso do fogo na vegetação, colocando em risco a saúde, a qualidade de vida e a segurança global da população;

Além disso, em julho, agosto e setembro a previsão é de chuva abaixo da média e temperaturas acima dos padrões climatológicos no sul da Região Amazônica e na Região Centro-Oeste, em especial no Estado de Mato Grosso, onde deverá ocorrer predomínio de ar seco e umidade relativa do ar abaixo de 30%, fatores estes que aumentam o risco de fogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário