quinta-feira, 22 de julho de 2010

Foram embargadas 221 fazendas do centro-oeste e norte do país,


Foram embargadas 221 fazendas do centro-oeste e norte do país, “preventivamente” suspensas de vender carne para os principais frigoríficos exportadores: JBS, Marfrig, Minerva, Frigol e Independência, sob monitoramento da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), acusadas de se localizar em regiões recém desmatadas do bioma amazônico, terras indígenas e unidades de conservação.

Segundo o coordenador de sustentabilidade da Abiec, Fernando Sampaio, a medida foi tomada não apenas por manifestação do Greenpeace, mas em função de o mercado consumidor mundial exigir que o Brasil tenha o “selo verde”, bem como, exigência das maiores redes varejistas localizadas no país que não querem trabalhar na margem da legalidade.

No entanto, outras 1.700 propriedades estão sendo monitoradas por satélite, sob o risco de serem também embargadas. Sampaio justifica que o trabalho é realizado para provar ao mundo que a carne brasileira não é produzida em meio ao desmatamento.

“A gente não quer de maneira alguma punir o produtor que esteja trabalhando conforme a lei, a gente quer monitorar quem está fazendo coisa errada”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário