terça-feira, 13 de julho de 2010

Consórcio de Belo Monte associação já tem 17 sócios.

TV Aripuanã

Os documentos para formalizar a Sociedade de Propósito Específico (SPE) que será constituída para construir e operar a usina de Belo Monte não foram entregues nesta terça-feira (13), como era esperado, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A expectativa de que os documentos fossem entregues ainda nesta terça fora informada na véspera pelo diretor-geral da Aneel, Nelson Hubner. O prazo final para a apresentação dos documentos, no entanto, termina na próxima sexta-feira.

A informação de que a formalização da SPE seria feita até terça também foi confirmada por Ademar Palocci, diretor de Planejamento e Engenharia da Eletronorte e um dos principais articuladores da formação da SPE.

Segundo Palocci, está tudo pronto. "Conseguimos todos os sócios que queríamos. Há fundos de pensão, autoprodutores e sócios originais do consórcio que permaneceram na sociedade", informou.


Segundo o diretor de engenharia da Eletrobrás, Valter Cardeal, a SPE conta, até agora, com 17 sócios. As declarações do diretor da Eletrobrás foram dadas após a cerimônia de assinatura de contratos de linhas de transmissão, organizada pela Aneel. Sem querer entrar em detalhes, ele informou que, atualmente, a estatal está negociando com mais uma empresa que poderá também fazer parte do grupo.

As afirmações de Cardeal foram confirmadas pelo diretor de engenharia e construção da Companhia Hidro Elétrica de São Francisco (Chesf), José Ailton, que acrescentou que os percentuais de participação das empresas estão praticamente definidos.

saiba mais

No Pará, Lula critica ‘gringos' que protestam contra usina de Belo MonteBelo Monte ameaça nove espécies de peixes raros, aponta estudoAs empresas autoprodutoras de energia, de acordo com Ailton, terão 10% de participação, o equivalente à fatia de energia absorvida por essas empresas. As três estatais (Eletrobrás, Chesf e Eletronorte) ficarão com 49,98%. As empreiteiras e os fundos de pensão e investimento ficarão com cerca de 12,5% e 27,5%, respectivamente. "Nossa meta é entregar toda a documentação até amanhã. Queríamos ter entregue até a última sexta-feira", afirmou o diretor da Chesf.



Com informações da Agência Estado e do Valor Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário