segunda-feira, 26 de julho de 2010

Operarios refens são trocados por seis funcionarios e Engenheiros da Obra



Cleomar Diesel/TV aripuanã
Foram libertados neste domingo 250 operários que eram mantidos reféns por índios no canteiro de obras da usina hidrelétrica de Dardanelos, no município de Aripuanã, em Mato Grosso. De acordo com a Polícia Militar, seis funcionários entre engenheiros e gerentes se ofereceram para ficar no lugar dos trabalhadores. Uma reunião entre os índios e representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai), secretaria de Meio-Ambiente de Mato Grosso, Casa Civil do Estado e Promotoria Federal deve ser realizada até meio-dia desta segunda-feira para tentar dar fim à ocupação.

A obra foi invadida na manhã de domingo por cerca de 300 índios. Os índios pedem, a presença de representantes do Ministério de Minas e Energia, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, do Ministério Público, da Funai, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e das empresas responsáveis pela hidrelétrica para negociar a indenização.

Paulo Rogério Novaes, gerente de Meio Ambiente da Águas da Pedra, empresa responsável pelo empreendimento, afirmou que a energética aguarda a aprovação de um programa de ações para a comunidade indígena.

“A empresa jamais se negou a fazer algo pela comunidade, mas estamos aguardando um parecer da Funai, que está analisando estudos sobre o que é preciso fazer. O empreendimento, dentro da legislação ambiental, está procurando fazer tudo o que é solicitado”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário