domingo, 25 de julho de 2010

Aripuanã .- Indios invadem Usina Dardanelos


Cleomar Diesel Tv aripuanã
Um grupo de índios de varias etnias dentre eles os cintas-largas e ararás que tem suas aldeias a 30 kilometros do empreendimento. Ocuparam neste domingo a usina hidrelétrica de Dardanelos, em Aripuanã (MT),. Os manifestantes chegaram armados, pintados para guerra e fizeram reféns os funcionários que trabalham na construção da hidrelétrica.

Os trabalhadores foram levados para um alojamento e permanecem isolados. Eles não resistiram à invasão. Em seguida tomaram conta de todo canteiro de obras.

Nossa equipe de reportagem (Tv Aripuanã) , esteve no local e foi proibida pelos indios a registrar imagens ,mas acompanhou o encontro das lideranças, com a empresa Energética Águas da Pedra, responsável pela construção da Usina Dardanelos, representado pelo Engenheiro Paulo Rogério Novaes, e foi através dele que foram comunicadas as exigências.Os indios afirmam que só vão liberar o grupo de funcionários e o canteiro de obras quando a Funai, o Ibama, o Ministério Público Federal e a secretaria estadual de Meio Ambiente do Mato Grosso. Comparecerem no local e derem as garantias de atendimento de seus pleitos.E ainda , deram dois dias de prazo para que isso aconteça, caso contrario ameaçam por fogo na obra.


A Usina

De acordo com seus idealizadores o empreendimento Dardanelos é o primeiro projeto de aproveitamento múltiplo do Brasil ecologicamente correto .
Terá apenas 0,24 hectare de lago e uma vazão de 300 metros cúbicos por segundo (m³/s) para gerar 261 mW”. Lembram que o rio tem uma vazão de 1.200 m³/s, “o que quer dizer que apenas 25% do volume total da água será aproveitado para o funcionamento da usina e, o restante, correndo naturalmente para alimentar as cachoeiras”. A vazão do rio e a queda natural existente nos saltos e cachoeiras possibilitam a produção de energia sem a necessidade de barramento ou reservatórios.

SISTEMA INTERLIGADO – O traçado do linhão irá acompanhar grande parte das margens das Mts 420 e 208. Esta linha terá tensão nominal de operação de 230 quilovolts (kv), podendo ainda ser utilizada para conexão de transmissão nas telecomunicações em geral (telefones, internet, rádios, Tvs e outros), viabilizando projetos empresariais e aumento da oferta de emprego e melhoria na qualidade de vida da população.

Um comentário:

  1. Amigo mande mais notícias desta reportagem para mim, ok? -
    renatopantanal@hotmail.com
    http://pantanal-professorpantanal.blospot.com/
    multerenato2009 - meu canal no youtube
    colniza1000@gmail.com

    POSSO USAR SUA POSTAGEM NO MEU BLOG? - É CLARO QUE EU IREI DIZER QUE A FONTE E SUA AMIGÃO.

    ResponderExcluir