terça-feira, 27 de julho de 2010

Aripuanã Usina continua ocupada pelos Indios



Cleomar Diesel /Tvaripuanã
Diretores da empresa Aguas da Pedra, além de representantes Fundação Nacional do Índio (Funai), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) estiveram reunidos com os indígenas tratando das reivindicações,ontem a tarde toda. Chegou a circular boatos que os Indios teriam decidido mante-los como refem . Porem as 19:30 os negociadores , deixaram o canteiro de obras e hoje pela manha estarão retornado para retomar as negociações.
O secretário adjunto da Sema ,informou que os índios fizeram basicamente duas reivindicações. A primeira, que o material arqueológico retirado do local e encaminhado para estudos retorne à região. Nesse sentido, o empreendedor concordou em construir um local adequado para receber esse material. São restos cerâmicos, utensílios e urnas funerárias.
A segunda reivindicação diz respeito ao Plano Básico Ambiental, no componente Indígena ainda não aprovado pela Fundação Nacional do Índio (Funai). Representantes do órgão avaliam que nesse componente algumas questões precisam ser melhoradas.

Ontem segunda -feira(26), o procurador da República Mário Lucio Avelar disse em reportagem da TVC de Cuaiba que nesta fase do andamento da construção não tem mais como parar a obra ,pois o estrago se houve ja esta feito.A obra esta praticamente terminada. O que tem ser feito agora são programs de geração de renda e proteção do territorio.
De acordo com a Funai os Indios que ocuparam a usina são das etnias Cinta Larga, Arara, Kayaby, Apiaká, Zoró, Menkü e Enawenê-Nawê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário