segunda-feira, 19 de julho de 2010

Ferrovia: governo federal realiza audiência em Lucas e Água Boa na próxima semana


Cleomar Diesel
Nesta semana, o governo federal vai realizar quatro audiências públicas em Mato Grosso, Rondônia e Goiás para apresentar e discutir a Ferrovia de Integração Centro-Oeste com a comunidade. A primeira, na segunda-feira (19), acontecerá em Vilhena (RO). Na terça-feira (20), será em Lucas do Rio Verde e no dia seguinte em Água Boa. As audiências terminam na sexta-feira (23) no município goiano de Campinorte.

Esta ferrovia podera ser ,tambem a redenção da região noroeste do estado de Mato grosso. Podendo viabilizar varios projetos que estão esperando a vinda de uma ferrovia ou ligação asfaltica, como é o caso do projeto Votorantim que pretende explorar zinco em Aripuanã.


A nova ferrovia terá a extensão de 1.004 quilômetros entre Uruaçu (GO) e Lucas do Rio Verde. A conclusão está prevista para 2014 e o valor investido na obra será de R$ 4,1 bilhões. Já para o trecho entre Lucas do Rio Verde e Vilhena (RO), com 598 quilômetros, devem ser investidos R$ 2,3 bilhões.

Segundo informações da assessoria de imprensa, o projeto é elaborado com recursos da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) pela Engenharia, Construções e Ferrovias (Valec), empresa pública vinculada ao Ministério dos Transportes. O governo federal investirá R$ 6,4 bilhões e será o responsável pela construção, que deve começar no ano que vem. Os estudos preliminares, o EIA/RIMA e o projeto básico da Ferrovia de Integração Centro-Oeste foram iniciados no ano passado, dentre as ações definidas pelo Ministério dos Transportes.

Esta é apenas a primeira parte do projeto da Ferrovia Transcontinental (EF-354). No Plano Nacional de Viação, a EF-354 é planejada para ter 4,4 mil quilômetros de extensão. O trajeto seguirá de Uruaçu (GO) para o leste, passando pelo Distrito Federal, Minas Gerais até o litoral fluminense. Para o oeste, o plano indica um caminho de Vilhena (RO) rumo ao Acre até a fronteira com o Peru, trecho que está em fase de estudos.

A Ferrovia de Integração Centro-Oeste é mais uma iniciativa para modificar a matriz de transportes no Brasil, conforme o Plano Nacional de Logística de Transportes. De acordo com o PNLT, o objetivo é de que, em 2025, 32% do transporte de cargas do país seja efetuado por meio de trens, o que vai reduzir custos. Com isso, a produção de grãos, açúcar, álcool e carne da região será negociada a preços mais competitivos, pois o empreendimento facilita o acesso a vários portos. Outra vantagem é atrair grandes projetos e investimentos da iniciativa privada para a região, com geração de emprego, renda e melhoria da qualidade de vida.

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