segunda-feira, 12 de julho de 2010

Aripuanã: Um marco para a Educação








Redação e fotos:TOPNEWS

Na ultima sexta-feira (09/07/2010) foi inaugurado o Centro de Educação Continuada Dardanelos (CEC) com área construída de 822m2, todo equipado, contendo 01 (um) Auditório com capacidade para 400 lugares; 01 (uma) sala para biblioteca; 01 (um) laboratório de informática; 02 salas aulas; e 01 (uma) sala de administração; e na oportunidade foi entregue para a Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

A Energética Águas da Pedra em cumprimento as medidas mitigadoras do Programa de Apoio à Educação Básica contida no Projeto Básico Ambiental do Aproveitamento Hidrelétrico Dardanelos com os objetivos de contribuir para o aperfeiçoamento dos professores; fortalecer e atender as demandas do sistema educacional do município; e contribuir para a integração da Escola com a comunidade.
Para o desenvolvimento destes objetivos a Energética Águas da Pedra firmou em 2007 uma parceria com Prefeitura de Aripuanã através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, durante este período foram desenvolvidas diversas ações como:
•Elaboração do Diagnóstico Escolar Municipal;
•Apoio na elaboração do Plano de Educação de Aripuanã;
•Cursos de capacitação e formação dos professores da rede municipal;
•Doação de 60 computadores/estabilizadores/impressoras para implementação do laboratório de informáticas nas escolas da rede municipal;
•Projeto de Inclusão Digital – Cursos de Informática;
•Projeto Piloto de Eco-Ortografia na Escola Municipal Maria Luiza;
•Projeto “Educar é Crescer, Crescer é Viver”.



Segundo Paulo Novaes, Gerente de Meio Ambiente da empresa, nestas atividades sempre foram oportunizadas ao corpo docente de maneira democrática com idéias, opiniões e críticas às atividades do Programa, para que pudéssemos aprimorar as ações com o objetivo de atingir e levar ao aluno o que há de melhor para sua formação e conhecimento. Afirma ainda que, falta um longo caminho para atingir a excelência, mas os primeiros passos foram dados para melhorar a qualidade da educação nas escolas, é importante que elas estejam convenientemente estruturadas e as equipes estejam atentas aos problemas das comunidades e das suas demandas escolares específicas. Compreendendo suas exigências e necessidades e estabelecendo um diálogo significativo e permanente com os alunos, familiares e comunidade. Os sistemas educativos são instrumentos de integração, coesão e articulação da comunidade em torno de um projeto social e cultural.



De acordo com a Sra. Rogéria Merino, Secretária Municipal de Educação, o Centro de Educação Continuada era um sonho de todos os educadores do município, assim como também, de todos os aripuanenses de nascimento e de coração, não no sentido da beleza de sua estrutura física, mas pela concepção do projeto, o qual foi baseado na reflexão crítica, político-pedagógica da escola, idealizado para oferecer à comunidade Aripuanense um ESPAÇO CULTURAL que promova a democratização do conhecimento, seja pelo acervo de livros; inclusão digital; práticas de oficina de artesanato, teatro, cinema; feira de ciências; realização de cursos de capacitação e formação; encontros pedagógicos; seminários e conferências; transformando-o em um espaço de convivência, de debate, de reflexão e de fomento à leitura e cultura.



Para o prefeito Carlos Roberto Torremocha, o desafio era melhorar a qualidade do ensino, aplicar vontade política e administrativa para proporcionar o desenvolvimento educacional e profissional. Disse ainda que a palavra de ordem foi a parceria entre Energética Águas da Pedra e Secretaria de Educação e complementou que todos devem se dedicar ao máximo para usufruírem os frutos no futuro. É importante que mergulhem nesta atividade, o sucesso depende exclusivamente de cada um e da intensidade dos estudos, quanto maior a dedicação melhor será o resultado, finalizou o prefeito.



Na oportunidade, o Sr. José Piccolli Neto, Diretor Presidente da empresa, argumenta que é neste sentido que a EDUCAÇÃO se torna um dos principais caminhos para a distribuição justa, equilibrada e sustentável de conhecimentos; e instrumento de transformação social visando melhoria do padrão de vida para diminuição das desigualdades sociais.

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