terça-feira, 20 de julho de 2010

Bom desempenho

Fonte Diario de Cuiaba
Mato Grosso tem razão de sobra para comemorar o saldo do primeiro semestre deste ano no quesito geração de emprego. O crescimento percentual no comparativo com mesmo período de 2009 foi de 500%.

O bom desempenho na geração de emprego em Mato Grosso é atestado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério do Trabalho e Emprego, que acaba de ser divulgado nacionalmente.

Documento do CAGED revela que no primeiro semestre deste ano a economia mato-grossense gerou 24.686 postos de trabalho, o que resulta em 8.650 contratações descontadas as demissões no período. Em 2009, o saldo foi de 1.436 novos empregos.

Dois segmentos econômicos respondem basicamente pelo resultado alcançado por Mato Grosso: a cadeia do agronegócio e o setor industrial. A geração de emprego revela que a base econômica mato-grossense é diversificada, o que é alentador, pois é muito arriscado e inseguro o Estado concentrar sua economia em apenas um segmento.

O agronegócio sempre foi o principal pilar econômico mato-grossense. Sua participação na geração de empregos é retrato fiel da realidade dessa ampla atividade, que está em franco crescimento graças às injunções internacionais do mercado de commodities agropecuárias, ao surgimento de indústrias em vários polos de produção primária e aos incentivos oficiais que reduzem alíquotas tributárias e em alguns casos oferecem desoneração total, estimulando investimentos empresariais em Mato Grosso.

A indústria é polivalente e sua geração de emprego em muitos casos é remontada com o agronegócio. Exemplo disso é que entre os cinco municípios com mais de 30 mil habitantes que se despontam enquanto responsáveis por grande abertura de postos de trabalho se encontram Primavera do Leste e Aripuanã.

Primavera do Leste é um dos maiores polos do agronegócio mato-grossense e nos últimos anos recebeu grandes investimentos no setor agroindustrial, com destaque para a instalação de uma planta da Cargill, que esmaga soja, refina e envasa óleo de soja.

Aripuanã é verdadeiro canteiro de obras com a construção de hidrelétricas no rio que empresta o nome ao município e está no centro das atenções de investidores interessados em seu diversificado potencial mineral.

A realidade mato-grossense é o que revela os números do CAGED. O futuro é promissor e mantém a esperança de líderes políticos e empresariais, que apostam na continuidade do desenvolvimento, a exemplo do presidente da Federação das Indústrias em Mato Grosso (Fiemt), Jandir Milan, que trabalha com a projeção da geração de 50 mil postos de trabalho neste ano, pelo conjunto econômico.

Mais que divulgar resultados o CAGED semeou otimismo entre a população mato-grossense, porque o emprego é uma das maiores preocupações do cidadão. Por uma série de fatores Mato Grosso vai bem obrigado nesse quesito.



Mais que divulgar resultados o CAGED semeou otimismo entre a população mato-grossense

Nenhum comentário:

Postar um comentário