quarta-feira, 28 de julho de 2010

Usina é liberada após acordo


Fonte gazeta digital
As lideranças das comunidades indígenas e representantes dos órgãos federais, estaduais, municipais e da Energética Águas da Pedra chegaram nesta terça-feira a um acordo sobre um programa de apoio às comunidades indígenas do entorno da Usina Hidrelétrica Dardanelos, no rio Aripuanã, em Mato Grosso. Com o consenso, houve o compromisso de desocupar a área da construção da hidroelétrica.

Os índios solicitaram que o programa tenha sua implantação iniciada imediatamente e que não sejam mais realizados novos estudos de impacto da obra nas comunidades, pedido com o qual os empreendedores concordaram.

Os programas vão capacitar os membros das comunidades indígenas nas áreas de saúde, educação, cooperativismo e preservação ambiental, por meio de ações conjuntas da Energética Águas da Pedra e das Secretarias do Estado do Mato Grosso. Também estão previstos doação de equipamentos para aplicação nos programas de sustentabilidade, vigilância para o uso dos recursos naturais, e ações de preservação da cultura local.

Os materiais arqueológicos encontrados durante a execução da obra e, que por determinação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) estão sob a guarda do Instituto Homem Brasileiro em Cuiabá (MT), deverão retornar para a região após avaliação deste mesmo Instituto e guardados em um local apropriado a ser construído pelo empreendedor na cidade de Aripuanã (MT).

Nenhum comentário:

Postar um comentário