sexta-feira, 16 de julho de 2010

Mais um ataque de onça no Pantanal




fONTE Diario de Cuiaba
Um adolescente de 16 anos foi atacado por uma onça pintada no final da tarde de quarta-feira, na região do Pantanal, em Cáceres. Victor Hugo Braz integrava, juntamente com seu pai, um grupo de Minas Gerais que estava fazendo turismo de pesca no rio Paraguai, no Pantanal, a bordo da embarcação São Lucas do Pantanal.

O fato aconteceu após o garoto, o pai e dois piloteiros deixarem a embarcação grande para pescar utilizando um barco menor. Quando se aproximaram da margem, a onça atacou.

O fato aconteceu por volta das 17 horas, a 190 quilômetros de Cáceres, na região próxima da Estação Ecológica da Reserva do Taiamã. O menino, segundo relato das testemunhas, foi atacado pelas costas. A onça abocanhou sua cabeça e o arrastou para o rio. Os piloteiros, então, utilizando os remos da embarcação, começaram a bater na onça, que acabou soltando a vítima e voltando para a mata.

O menino foi levado de volta ao barco São Lucas e de lá encaminhado para Cáceres, onde está hospitalizado na Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital São Luiz. Ele passou por cirurgia no crânio e seu estado é estável. No ataque, a onça rasgou a cabeça da vítima, deixando a massa encefálica exposta.

O ataque foi comunicado à Agência da Capitania dos Portos em Cáceres pelo proprietário do barco São Lucas do Pantanal, Cairo Bernardino da Costa. O capitão Pedro Garcia, comandante da agência, orientou Cairo a registrar uma ocorrência no Centro Integrado de Segurança e Cidadania. A reportagem tentou contato com os piloteiros que salvaram o adolescente, conhecidos pelos apelidos de “Pato” e Carabina”, mas a informação é que eles ainda estavam na região do Pantanal ontem.

Este foi o terceiro ataque de onça pintada, em dois anos, na mesma região do Pantanal. O primeiro, no final de junho de 2008, teve como vítima fatal o pescador profissional Luiz Alex da Silva Lara, de 22. Ele foi atacado enquanto dormia numa barraca. Arrastado para fora, teve a nuca e os lados da face devorados, além de ter o pescoço quebrado. O bicho só deixou a vítima quando um grupo de pescadores chegou ao local atraído pelos pedidos de socorro do pai de Luiz Alex, que presenciou o ataque. O rapaz morreu no local.

Em abril deste ano, novo ataque. O técnico ambiental Valdemar Ortega, de 53, foi atacado dentro de uma reserva. Funcionário do Instituto Chico Mendes, ele trabalhava há mais de 20 anos na Estação Ecológica do Taiamã.

O ataque aconteceu à noite, quando Valdemar saiu de casa e foi até o gerador para desligar a energia. Experiente, ele conseguiu se livrar após lutar com o animal. Pelo rádio, comunicou-se com colegas de trabalho e foi socorrido pela manhã, com ferimentos leves. Ele deixou de trabalhar no local, afirmando não ter sido a primeira vez que sofreu um ataque de onça.

Poucos dias após o ataque fatal ao pescador Luiz Alex, em 2008, o biólogo Rogério Cunha de Paula, do Centro Nacional de Pesquisas para a Conservação de Predadores Naturais (Cebap/Ibama), esteve em Cáceres visitando a Reserva Ecológica do Taiamã e o local onde ocorreu o ataque.

Após fazer o levantamento, ele afirmou que o acampamento dos pescadores estava dentro do habitat da onça. “O ataque não foi por falta de alimento. Foi para defender território”, disse ele, acrescentando que existe um número considerável de onças pintadas no Pantanal. “Elas estão se acostumando com a presença do homem e isso pode facilitar o ataque. O habitat do animal deve ser respeitado”, concluiu

2 comentários:

  1. Matança das onças no Pantanal.
    Isso é inadmissível nos tempos de hoje. Essas pessoas tem que ser presas, alguma coisa tem que ser feita no congresso, para poder prender pessoas como essas. Prender é o mínimo pois pra mim poderiam ser todos mortos.
    O que me espanta também é o tempo que isso foi passado na televisão, como se nem fosse de tamanha importância, agora reportagens fúteis passam a todo instante.
    Pra mim e uma afronta a Nação Brasileira, ao Exército, Ibama e a todas as intituições legalmente constituidas. Isso não pode acontecer, caça de qualquer espécie, ainda mais das onças que são nativas do nosso país. Os valores do país estão acabando, temo pelo pior. Imaginem se alguem caça a águia simbolo dos Estados Unidos, é preso imediatamente.
    Como pode as pessoas não se revoltarem com isso?! Pra piorar, estrangeiros estão vindo em nossa terra matar os nossos bixos por diversão, isso me parece uma exploração que outrora o Brasil passou por muitos e muitos anos. Sempre fui contra ONGS, porque sei que existem muitas farças por ai, mas espero que essas poucas legais façam algo.
    So peço a Deus que me dê força pra chegar onde eu quero, so assim posso ajudar a mudar essa realidade nojenta que ainda existe no Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Mandamento numero 01 de Deus: "Amar o proximo como a si mesmo!" Como você diz que o proximo poderia ser morto e logo depois usa a palavra de Deus! Para mim, você é um estupido! Se seu filho fosse comido por uma onça na sua frente, você começaria a entender do que estou falando!!! Boa Sorte Companheiro! Que Deus tenha muita misericordia com você!!!

    ResponderExcluir