segunda-feira, 26 de julho de 2010

Mais informações sobre a Usina Dardanelos



Cleomar Diesel
De acordo com informações da Energética águas da pedra responsável pela construção da usina hoje por volta das 11: 00 estarão na cidade os representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai), secretaria de Meio-Ambiente de Mato Grosso, Casa Civil do Estado e Promotoria Federal a reunião deve ser realizada até meio-dia desta segunda-feira para tentar dar fim à ocupação

Ontem

Um grupo de índios de varias etnias dentre eles os cintas-largas e ararás que tem suas aldeias a 30 kilometros do empreendimento. Ocuparam neste domingo a usina hidrelétrica de Dardanelos, em Aripuanã (MT),. Os manifestantes chegaram armados, pintados para guerra e fizeram reféns os funcionários que trabalham na construção da hidrelétrica.

Em trono de 200 trabalhadores foram levados para um alojamento. Eles não resistiram à invasão. Em seguida tomaram conta de todo canteiro de obras.

Nossa equipe de reportagem (Tv Aripuanã) , esteve no local e foi proibida pelos indios a registrar imagens ,mas acompanhou o encontro das lideranças, com a empresa Energética Águas da Pedra,
. Os índios pedem, a presença de representantes do Ministério de Minas e Energia, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, do Ministério Público, da Funai, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e das empresas responsáveis pela hidrelétrica para negociar a indenização.
No domingo a tarde foram liberados os operários que eram mantidos para que isso acontecesse seis funcionários entre engenheiros e gerentes se ofereceram para ficar no lugar dos trabalhadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário