quinta-feira, 1 de julho de 2010

Receita prorroga prazo para empresas entregarem declaração



A Receita Federal prorrogou a entrega da Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ) até o dia 30 de julho.
O prazo terminaria ontem, mas, até as 15h, foram entregues 1 milhão e 20 mil declarações, muito abaixo dos 2 milhões esperados.
Segundo a Receita, a medida foi tomada para evitar transtornos para os contribuintes, já que um grande número de empresas deixou para os últimos dias a obtenção da certificação digital junto às autoridades certificadoras ou a solicitação de procuração eletrônica ao órgão.
No início do mês, a Receita já havia adiado por pelo menos um mês o prazo para a entrega de outras declarações que também exigiriam o uso do certificado digital (um documento com chip que comprova eletronicamente a identidade de uma pessoa ou empresa).
De acordo com a Receita, as certificadoras não deram conta da demanda porque os empresários deixaram para fazer os documentos na última hora.
Já os empresários reclamam que o número de certificadoras é pequeno e o processo é demorado e dizem que, mesmo com o cartão em mãos, enfrentam problemas na hora de transmitir os dados pelo site da Receita.
Desde a semana passada, certificadoras como a Serasa Experian estão trabalhando em regime de plantão para atender os pedidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário