quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Aprovado requerimento de Leitão para ministra explicar demarcações


Fonte: Só Notícias com Agência Brasil

A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia da Câmara dos Deputados aprovou, hoje, a convocação da ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, para explicar os critérios para demarcação terras indígenas nos Estados, incluindo Mato Grosso, que tem causado reações de lideranças políticas, do setor de agronegócio, produtores, comerciantes que temem diminuição no tamanho dos municípios e, consequentemente, impactos financeiros negativos.
A convocação foi uma reação da comissão à decisão do governo de impedir que a Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa) participe, nesta tarde, de audiência pública na Comissão de Integração Nacional sobre esse assunto. O requerimento que pedia a convocação da ministra foi apresentado pelo líder da Minoria, deputado Nilson Leitão (PSDB-MT). "A ministra vem dificultando a vinda da Embrapa na comissão para explicar os laudos da Funai no Paraná", explica o parlamentar. "Essa é a terceira vez que estamos esperando a Embrapa e ela não vem", reclama Leitão.
Ele explicou que a comissão não tem competência para convocar o presidente da Embrapa, por isso decidiu convocar a ministra. "A ministra vem criando dificuldades, praticamente proibindo a vinda da Embrapa. Já que ela não quer mandar quem fez os laudos, que venha ela."
Após a aprovação, o deputado Henrique Fontana (PT-RS) esteve na comissão para tentar reverter a convocação, mas não obteve sucesso. Segundo o presidente da comissão, deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), a audiência desta tarde está mantida.
(Atualizada às 14:50h)

Nenhum comentário:

Postar um comentário