quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Maggi diz que Paraguai vai liderar o crescimento econômico do Mercosul



  
Da Assessoria
Em recente visita ao país vizinho, o senador Blairo Maggi esteve com o recém-eleito presidente do Paraguai, Horácio Manoel Cartes Jara, e na pauta da audiência foram tratados temas sociopolíticos e econômicos dos dois países.
“Realmente pode-se verificar que o Paraguai, hoje, com uma população de 6,5 milhões de habitantes, onde 70% dessa população é compreendida por jovens ou pessoas em plena capacidade laboral, com um índice de alfabetizados de 94%, com o agronegócio que desempenha o papel motor da economia, chegando a atingir cifras de 75% de suas exportações, com um compêndio de leis que são utilizadas para atrair investidores, a exemplos da lei de maquila e da nova lei das PPPs, é hoje o país que mais cresce nas Américas apesar de suas desigualdades sociais e econômicas”, disse Blairo Maggi em discurso na Tribuna do Senado nesta terça-feira (13.08).
De acordo com dados do Banco Central paraguaio, do FMI e Cepal (Comissão Econômica para a América Latina e Caribe) o Paraguai vai liderar o crescimento econômico da região em 2013 com estimativa de elevação de 10% do seu PIB.
O mato-grossense ressaltou o papel do Paraguai recordando que o país é Fundador do Mercosul.
“Particularmente posso dizer que a minha visão do passado, hoje se transformou em uma forte empatia por essa Nação amiga, visto que passei toda minha juventude na cidade de São Miguel do Iguaçú (Paraná) e, na época, costumava visitar o Paraguai nos idos dos anos 70. Tenho que confessar que aquela visão que tinha, de fronteira, nada tem a ver com a realidade dessa nação hoje”, descreveu Maggi.
O senador relatou como parte dessa transformação, a organização planejada da agricultura e pecuária ocorrida na região, aonde, conjuntamente e ao longo das mais de cinco décadas, vem acontecendo, segundo ele, ‘um verdadeiro salto em direção e prosperidade’.
“É indubitável a participação de nossos orgulhosos compatriotas – “os brasiguaios” – hoje, somando 8% da população do Paraguai, que de mãos dadas com os nossos irmãos paraguaios vêm trabalhando com afinco em prol do progresso dessa nação amiga”, defendeu.
HIDRELÉTRICA DE ITAIPÚ
Para Maggi, o Brasil deve rever seu posicionamento, e reconhecer o Paraguai fazendo jus à histórica promovendo numa prospera relação. “Afinal de contas, a história é o fiel da balança aqui: Paraguai e Brasil juntos já demonstraram ao mundo do que são capazes: Itaipú. A maior represa do mundo (na época), foi projetada pelo nosso país e logo construída a duas mãos. Paraguaios e brasileiros ali trabalharam de sol a pique, ali suaram e ali realizaram um sonho até então inimaginável”, lembrou Blairo.
A Usina de Itaipu é uma hidrelétrica binacional localizada no Rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. Construída por ambos os países no período de 1975 a 1982 é, hoje, a maior usina geradora de energia do mundo. No ano de 2012, a usina bateu o antigo recorde de produção de 2008, agora com 98.287.128 megawatts-hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário