segunda-feira, 26 de julho de 2010

Aripuanã: Saiba mais sobre invasão dos índios na Hidrelétrica Dardanelos




Tv aripuanã/ Vinycius Kaiser

A empresa Energética Águas da Pedra S/A – EAPSA, responsável pela construção da Usina Hidrelétrica Dardanelos, de 261 megawatts, localizada no Rio Aripuanã, no estado do Mato Grosso, informa que suas instalações foram ocupadas na manhã de ontem (domingo, dia 25/07) por representantes de diferentes comunidades indígenas, lideradas pelas etnias Arara e Cinta-Larga, sob alegada manifestação de protesto para reivindicação de direitos de compensação ambiental pelos impactos da obra.

Ao longo de todo o dia eles fizeram reféns 250 trabalhadores da obra, libertados à noite após a troca por outros três reféns da empresa e a entrega de uma carta assinada pelas lideranças indígenas endereçada à Fundação Nacional do Índio (FUNAI), na qual pedem reunião em até três dias com a empresa e representantes de diversos órgãos do governo federal, como Casa Civil, Ministério de Minas e Energia, o Ministério Público Federal, para atender a suas reivindicações, com a ameaça de causar danos aos imóveis da usina se não forem atendidos.

A direção da Energética Águas da Pedra vem a público manifestar sua total surpresa com a invasão do canteiro de obras da usina de Dardanelos, visto que a hidrelétrica não tem impactos diretos sobre as comunidades indígenas, pois está distante das respectivas comunidades 42 km, no caso a etnia Arara, e 80 km, da etnia Cinta-Larga. A empresa assegura que a usina não está sendo construída em área indígena ou sobre antigos cemitérios indígenas, o que pode ser comprovado nos levantamentos arqueológicos realizados com autorização do IPHAN (Portaria nº 128 de 11/04/2007, publicada no Diário oficial da União no dia 12/04/2007) e entregues regularmente ao Instituto. Todo o material resgatado se encontra depositado no Instituto Homem Brasileiro, em Cuiabá, também autorizado pelo IPHAN.

A Energética Águas da Pedra está segura de que a obra tem um dos mais baixos níveis de impacto ambiental, pelas características de seu modelo de construção, a fio d’água, que não exige a formação de reservatório e barragem. Para execução do empreendimento, cumpre rigorosamente o Plano Básico Ambiental estabelecido pelas autoridades para mitigação e compensação dos seus impactos, desenvolvendo diversos programas sociais e educacionais para serem usufruídos por toda a comunidade local, sejam indígenas ou não, entre os quais se destaca a construção, no município de Aripuanã, de um hospital municipal com 52 leitos e um centro de educação para formação e capacitação de professores.

Por fim, a Energética Águas da Pedra espera que a FUNAI, responsável pela Comunidade indígena, assim como o Ministério da Justiça, ao qual a FUNAI está subordinada, possam zelar e responder pela integridade física dos trabalhadores na obra e também das instalações do empreendimento. A construção da Usina Hidrelétrica de Dardanelos está em fase de conclusão e a geradora já possui duas unidades prontas para início de operação comercial, garantindo o fornecimento de energia para o desenvolvimento da região e do País.

Um comentário:

  1. Olá boa tarde sou Renata Martins TV Record de Juína MT, sempre estou seguindo o seu blog para ficar mais por dentro das noticias de Aripuanã e gostaria de saber se você não tem algum msn ou email que possamos entrar em contato com você? Muito obrigada e continue assim sempre atualizado! Boa Tarde...

    email: renatinhatv@hotmail.com

    ResponderExcluir